Presidente da CTD palestra no CET/UnB

20/04/2009 08h50

A “Copa do Mundo de 2014: Desafios e Oportunidades” foi tema da palestra nesta semana no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB). O tema em pauta foi abordado pelo ministro interino do Turismo, Mário Moysés; o presidente da Comissão de Turismo e Desportos (CTD) da Câmara dos Deputados, Afonso Hamm (PP/RS); vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Weber Magalhães e a diretora do CET/UnB, Núbia Macedo. A palestra foi direcionada aos alunos, professores e representantes do trade turístico.
Na oportunidade, a diretora do Centro destacou que este ciclo de palestra foi para verificar a importância do evento e dos benefícios de realização da Copa no Brasil.
O vice-presidente da CBF, Weber Magalhães, apresentou um vídeo da Copa do Mundo de 2002, realizada nos países Japão e Coréia do Sul, quando o Brasil conquistou o pentacampeonato. Magalhães está confiante que a Copa do Mundo no Brasil terá uma excelente repercussão.
Projetos
Já, o deputado federal Afonso Hamm informou aos participantes que foi jogador de futebol na década de 80. Ainda ressaltou sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela CTD no que se refere ao desenvolvimento do turismo e esporte. Hamm ainda destacou sobre as mudanças no Projeto de Lei 5.186/05, do Executivo, que altera a Lei 9.615/98, denominada Lei Pelé, que tem como relator deputado José Rocha. O parlamentar ainda comentou sobre o projeto de Lei 4869/09 e da alteração proposta que acrescem dispositivos à Lei 10.671, de 15 de maio de 2003 - Estatuto de Defesa do Torcedor - e sobre a regulamentação do artigo 23 do estatuto do torcedor. “São algumas medidas necessárias para diminuir a violência nos jogos de futebol”, ressaltou.
Afonso Hamm ainda falou que a CTD em parceria com a Comissão do Senado, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais irão promvoer 12 Fóruns denominados “O Poder Legislativo fazendo parte do Time da Copa 2014”. Os encontros serão realizados após a definição das 12 sedes da Copa do Mundo.
Durante a palestra, o ministro interino do Turismo, Mário Moysés, destacou o trabalho do ministério e a mobilização que esse evento proporciona no país. “Para o turismo a Copa é instrumento que irá aumentar a visibilidade do Brasil no exterior, além de darmos um salto dentro no turismo internacional colocando o Brasil como destino turístico para o mundo”, detalhou Moysés que também informou sobre os desafios do turismo no Brasil como dotar a nação de infra-estrutura turística suficiente para receber o evento.
Fonte: Márcia Marinho - Jornalista - Gabinete do Deputado Afonso Hamm