Presidente da CTD chega com a Tocha do Pan no Brasil

05/06/2007 15h50

A presidente da Comissão de Turismo e Desporto - CTD, deputada Lídice da Mata (PSB-BA) e o deputado Eugenio Rabelo (PP-CE), membro da comissão, participaram no México da cerimônia de acendimento da Tocha Pan-americana Rio 2007, realizada ontem (04/06), nas pirâmides de Teotihuacán, sítio histórico sagrado. Lídice da Mata e Eugênio Rabelo viajaram em avião da FAB , com a comitiva oficial da secretaria do Pan e custearam suas próprias despesas com estadia e alimentação.

Hoje (05/06) Lídice e Rabelo participaram da cerimônia que marca o início do revezamento na cidade de Santa Cruz de Cabrália (BA). A tocha chegou ao Brasil pelo aeroporto de Porto Seguro, seguindo em comboio para Cabrália. Retorna a Porto Seguro, iniciando o circuito que percorrerá 27 capitais e 24 localidades brasileiras.

As cidades de Cabrália e Porto Seguro foram escolhidas para o início do revezamento por formarem a Costa do Descobrimento do Brasil. Com exceção das capitais, as demais localidades por onde a tocha irá passar foram selecionadas, na sua maioria, com base em critérios de representatividade turística, sejam pelas belezas naturais ou pelo patrimônio histórico e cultural. O revezamento termina no Rio de Janeiro, em 13 de julho, dia da cerimônia de abertura dos jogos no Estádio do Maracanã.

Cerimônia
A cerimônia seguiu uma representação artística semelhante aos rituais pré-hispânicos de acendimento do fogo. Três atores friccionaram pedaços de madeira que deram origem à primeira faísca, acendendo o fogo. Ainda seguindo o ritual da época, o fogo foi colocado dentro de um vaso de onde foi acesa uma Tocha simbólica. A Tocha foi entregue ao governador da Cidade do México, Henrique Peña Nieto, e, em seguida, passou pelas mãos do presidente da Organização Desportiva Pan-americana (Odepa), Mario Vázquez Raña; do prefeito do Rio, Cesar Maia; do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos (CO-Rio) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Carlos Arthur Nuzman e, finalmente, para o atleta mexicano Juan Carril, que correu entre as pirâmides simbolizando a ida da Tocha para o Brasil. O ministro do Esporte, Orlando Silva e a ministra do Turismo, Marta Suplicy, também participaram da cerimônia.

Revezamento
Em Santa Cruz Cabrália, a chama foi conduzida por Wilson Gomes Carneiro , de 77 anos. O primeiro condutor da tocha foi escolhido por ter sido o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha individual em Jogos Pan-Americanos. Wilson foi prata nos 400m com barreiras em Buenos Aires-1951. Em Porto Seguro, o ex-jogador de vôlei Giovane, medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona-1992 e Atenas-2004, vai receber a tocha das mãos de Wilson.

O CO-Rio selecionou um grupo de atletas e ex-atletas para atuarem no revezamento. Alguns nomes já foram definidos: Acelino Popó Freitas (Boxe); Agberto Guimarães (Atletismo); Bernard (Vôlei); Ciro Delgado (Natação); Hortência (Basquete); Marcelo Ferreira (Vela); Paulão (Vôlei); Robson Caetano (Atletismo); Rogério Sampaio (Judô).

No próximo sábado, dia 09, os baianos poderão acompanhar a marcha da tocha em Salvador.

Fontes: Cristina Bravo (cristina.bravo@camara.gov.br) - Assessora de Imprensa da CTD

            GLOBOONLINE