Presidente da CTD acompanha visita do Comitê Olímpico Internacional

30/04/2009 14h30

O presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD), deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) acompanhará nesta quinta-feira, a visita da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI), no Rio de Janeiro. A comitiva internacional é formada por 13 pessoas, sete das quais integram o júri que escolherá a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016. A visita tem como propósito conferir as condições da cidade para receber os Jogos Olímpicos de 2016. O encontro dos integrantes do COI com as autoridades está marcado para iniciar às 18h, no Morro da Urca, no Pão de Açúcar.

A comitiva está sendo recepcionada pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e dirigentes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Os analistas farão uma visita entre 27 de abril e 2 de maio para conferir de perto as instalações do Rio de Janeiro, que é finalista na disputa, ao lado de Chicago, Madri e Tóquio.

O Rio de Janeiro concorre com Madri (Espanha), Tóquio (Japão) e Chicago (Estados Unidos) para sediar os Jogos Olímpicos e de 2016. A decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) será anunciada no dia 2 de outubro deste ano em Compenhague, na Dinamarca. O Rio é a terceira cidade a receber a Comissão.

O grupo, coordenado pela presidente da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional, Nawal EL Moutawakel, terá a missão de avaliar um relatório com base em 17 aspectos diferentes, como segurança, acomodações, instalações esportivas, finanças e meio ambiente.

Afonso Hamm mostra-se otimista com as possibilidades do Brasil ser palco para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016. O presidente da CTD acredita que o Rio de Janeiro reúne as condições e a qualificação exigida na vistoria do COI. "Para o país representa a conquista das Olimpíadas e reafirma, a exemplo da já confirmada Copa do Mundo de 2014, o Brasil como sede mundial de atividades esportivas transformando em vitrine do mundo", evidencia.

Hamm ainda acrescenta que a divulgação dos 65 destinos turísticos ampliará de forma significativa a geração de empregos na cadeia turística e em todos os outros segmentos.

Fonte: Márcia Godinho Marinho - Jornalista (

imprensamarciamarinho@gmail.com)