Presidente da Comissão de Turismo prestigia posse de Lummertz na Embratur
A 22 dias da Olimpíada e Paralimpíada do Rio de Janeiro, momento inédito no Brasil, Lummertz reassume o posto que ocupou até março deste ano. “O turismo quer e pode fazer muito mais pelo Brasil! Precisamos adotar um conjunto de medidas que transforme oportunidades e potenciais nacionais em efetivos atrativos turísticos. Podemos tirar os empecilhos e abrir caminhos para deixar o Turismo passar e desenvolver o País de forma sustentável e responsável. Esse movimento ajudará a enriquecer a população deste País e a prover nossos jovens de um universo infinito de oportunidades, gerar emprego e renda”, discursou.
A proposta de Lummertz é seguir as diretrizes do Plano Nacional de Turismo (PNT) e das defesas no âmbito do Conselho Nacional de Turismo. Entre elas, ele pontuou a busca por investimentos privados nacionais e internacionais em PPPs e concessões, o esforço para destravar obstáculos na criação de marinas e portos turísticos, na abertura de parques naturais, no desenvolvimento de parques temáticos, resorts, cassinos e cruzeiros, além da flexibilidade de investimentos nas cidades históricas.
O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, também endossou a escolha do novo presidente: “Vivemos num momento especial para o turismo brasileiro com a chegada dos Jogos Olímpicos, em que 5 bilhões de pessoas voltarão as atenções para os nossos destinos e atrativos. Nesse aspecto, estou seguro quanto ao excelente e exemplar trabalho que o Vinícius Lummertz vai executar na promoção do País no exterior”.
Passados os Jogos Olímpicos, uma das preocupações é a continuidade da divulgação do Brasil no exterior e a falta de recursos para este fim. Preocupados com isso, no último mês, os parlamentares da Comissão de Turismo, sob a presidência do deputado Herculano Passos, aprovaram uma emenda de meta à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) de 2017 para o fortalecimento do Instituto. “No ano passado o orçamento da Embratur para divulgação internacional foi de US$ 17 milhões, enquanto o do México, por exemplo, foi de US$ 477 milhões. Dessa forma fica muito difícil ser competitivo na atração de turistas estrangeiros. Por isso nosso apoio incondicional Embratur”, salientou o presidente da CTur.
Jane Santin -Assessora de Comunicação