Presidente da Comissão de Turismo e Desporto apresenta ações ao ministro Orlando Silva
O ministro do Esporte, Orlando Silva, recebeu em seu gabinete o presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD), deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) e o vice-presidente da Comissão, deputado Eugênio Rabelo (PP-CE). Eles apresentaram ao ministro as ações da Comissão para 2009. Os principais assuntos em pauta foram a realização da Copa do Mundo de 2014, orçamento e os programas desenvolvidos pelo ministério.
O presidente convidou o ministro para visitar a Comissão com objetivo apresentar os planos do Ministério e aproximar ainda mais os trabalhos. Silva ressaltou alguns programas chaves no Ministério, como o de infra-estrutura esportiva; agenda social que envolve programas de esporte como direito do cidadão; desenvolvimento do esporte de auto-rendimento e futebol.
A Copa do Mundo 2014 foi um dos enfoques da audiência. O deputado ressaltou que esse é um importante evento para o crescimento da área turística e do esporte. “O Brasil deve se adequar para mostrar as riquezas e receber os esportistas e turistas”, assinalou.
Legislativo na Copa
Na oportunidade, os integrantes da comissão apresentaram ao ministro o projeto “O Poder Legislativo faz parte do time da Copa 2014”. Serão realizadas reuniões das Comissões do Congresso Nacional responsáveis pelo Turismo e o Desporto com as Assembléias Estaduais nas doze sub-sedes da Copa 2014. O anúncio das cidades-sedes será no final de maio nas Bahamas.
Hamm e Rabelo solicitaram apoio do ministro para que a Comissão integre como observadora a Comissão Interministerial Organizadora da Copa 2014 e a Comissão da CBF.
O ministro comentou sobre o evento que acontece nesta sexta-feira no Palácio do Planalto com assinatura da mensagem de encaminhamento ao Congresso Nacional e que altera a Lei 10.671, de 15 de maio de 2003, de decreto que regulamenta o artigo 23 da Lei do Estatuto do Torcedor.
O projeto da reforma da Lei Pelé (PL 5186/05) que revisa a Lei Pelé (9.615/98) também entrou na pauta. O ministro solicitou ao presidente que seja realizada uma ação conjunta da CTD com a Comissão Especial encarregada de analisar esse projeto. Hamm informou que vai provocar uma reunião conjunta para detalhar o assunto.
Fonte: Gabinete do Deputado Afonso Hamm