Presidente da Comissão de Turismo destaca importância de viabilizar recursos para malha ferroviária

01/10/2009 06h15

O auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados serviu de cenário nesta quarta-feira para o I Seminário Ferroviário – A realidade do transporte ferroviário de carga, trem turístico e trem de alta velocidade no Brasil. O evento é uma iniciativa da Comissão de Viação de Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados. Esse evento teve como objetivo discutir prioridades e buscar melhores soluções para o desenvolvimento do transporte ferroviário brasileiro. O presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD), deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) participou do evento.
Hamm integrou a meda do primeiro painel sobre Regulamentação do Transporte Ferroviário, Novas Subconcessões e Expansão do Sistema Ferroviários. Hamm dividiu a mesa com o presidente da CVT da Câmara, Jaime Martins; diretor geral da ANTT, Bernado Figueiredo; presidente da Valec, Juquinha Neves; deputado Carlos Santana; presidente do Conselho da ANTF, Marcelo Espinelli; diretor executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça; Presidente da ABOTTc, Sávio Neves e presidente da ABFER, Vicente Abad.
Na oportunidade, o presidente da CTD destacou que o Brasil está retomando investimentos nessa área importante para competitividade no que se refere ao transporte de cargas. “Precisamos ser mais competitivos, o que passa pela expansão da malha ferroviária e investimentos público-privados”, comenta.
Hamm lembra que já foram investidos 30 bilhões nos últimos 12 anos após as concessões, 10 bilhões viraram recursos nos cofres públicos e tem outros 70 bilhões para investir na área de transporte de cargas.
Copa do Mundo
O presidente da CTD ainda destacou que a Copa do Mundo de 2014 contribuirá na antecipação dos investimentos nessa área. Ele citou como exemplo o projeto do metro de Porto Alegre que terá 16 quilômetros, com orçamento inicial de 4,5 bilhões. Ele salienta que a utilização dos transportes sobre trilhos é grande alternativa para viabilizar melhorias no trânsito.
Ele destacou que o país tem diversos projetos de trens turísticos e muitos em funcionamento, que requerem recuperação da infraestrutura já existente.
Afonso Hamm também falou sobre a construção do Trem de Alta Velocidade entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O custo da obra é de 36,4 bilhões de dólares. “Além de desafogar os nossos aeroportos principais aumentará a competitividade do aeroporto de Campinas oferecendo um acesso ferroviário rápido, seguro, pontual e confortável”, enfatizou Hamm ao comenta que essa obra é um legado para melhoria e qualidade de vida da população brasileira.
Mais Informações – Comissão de Turismo e Desporto - Gabinete do Deputado AFONSO HAMM
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