Porto Alegre: Inter e Grêmio disputam por estádio da Copa 2014

Em visita a Porto Alegre, na segunda-feira, 12, o presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD), deputado Jonas Donizette (PSB-SP), disse que, dentre as nove cidades-sedes já visitadas pelo Fórum Legislativo da Copa 2014, Porto Alegre é a única que tem dois estádios sendo reformados somente com recursos privados. Embora o Estádio Beira-Rio, do Internacional, já tenha sido escolhida pela Fifa, a Arena do Grêmio está com as obras a todo o vapor e se coloca como alternativa para receber os jogos do megaevento do futebol.
13/09/2011 20h36

Liderança do PSB

Porto Alegre: Inter e Grêmio disputam por estádio da Copa 2014

Parlamentares do Fórum Legislativo em visita ao Estádio Beira-Rio em Porto Alegre

O vice-presidente da CTD, deputado Romário (PSB-RJ) elogiou os estádios e qualificou a disputa como "saudável". "O Internacional, que já foi escolhido, tem que acelerar suas obras, porque o Grêmio vem por fora tentando comer um pedacinho desse espaço", afirmou acrescentando que com isso, "ganha Porto Alegre e a Copa do Mundo".

A reforma do estádio Beira-Rio foi orçada em R$ 290 milhões e está sendo feita pela empresa Andrade Gutierrez. A Arena do Grêmio está sob a responsabilidade da OAS e estará pronta a tempo de receber a Copa das Confederações, em 2013. Os dois estádios atendem as exigências do Caderno de Encargos da Fifa.

O evento em Porto Alegre, coordenado pelos deputados Afonso Hamm (PP-RS) e Danrlei de Deus Hinterholz (PTB-RS), teve início pela manhã na Assembleia Legislativa. O secretário estadual de Esporte, Kalil Sahbe, e a representante do governo municipal, Ana Peling, apresentaram os planos de melhorias a serem promovidos em Porto Alegre por conta da Copa. Entre os projetos está a implantação de corredores exclusivos para ônibus em algumas vias. Logo depois, o presidente da CTD e demais parlamentares foram recebidos pelo governador Tarso Genro, no Palácio Piratini, para um almoço, que também contou com a presença do ex-jogador e ex-treinador da Seleção Brasileira Dunga.

Donizette relatou que as obras de mobilidade urbana na capital gaúcha, assim como nas outras cidades já visitadas, estão atrasadas. Ele ressaltou a importância do planejamento das cidades para garantir o sucesso dos megaeventos esportivos que o País sediará nos próximos anos. "Só assim garantiremos um bom legado para o futuro", disse. Os parlamentares também visitaram o terminal de embarque do Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre, mas saíram preocupados com ausência de um cronograma para as obras.

O Fórum é uma iniciativa das comissões de Turismo e Desporto da Câmara e de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado e tem como objetivo mobilizar o Poder Legislativo, em todos os seus três níveis, Federal, Estadual e Municipal, para debater os desafios, metas e elaborar estratégias para a realização do megaevento esportivo. Também estiveram presentes no evento os deputados Acelino Popó (PRB-BA) e Edinho Bez (PMDB-SC), além da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) que preside a Subcomissão da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada e Paraolimpíada de 2016, no Senado Federal.


Assessora de Imprensa: Cristina Bravo (MTB 494-4)
Tel.: (61) 3216-6833
E-mail: cristina.bravo@camara.gov.br