Popó relança Frente Parlamentar para valorizar o esporte

A Frente Parlamentar Mista do Esporte foi relançada nesta quarta-feira, com a adesão de 301 deputados e 25 senadores. O objetivo do grupo é promover ações que valorizem atletas e modalidades esportivas. Segundo o deputado Acelino Popó (PRB-BA), novo coordenador da frente, isso vai ser conseguido com a união dos próprios atletas com as autoridades e a população em geral.
18/08/2011 18h23

Saulo Cruz

Popó relança Frente Parlamentar para valorizar o esporte

Deputado Acelino Popó, novo coordenador da Frente Parlamentar do Esporte

"A minha ideia é trazer as pessoas para o Congresso Nacional e para o Ministério do Esporte, para que possam buscar recursos. Pegar esses atletas, pegar as federações, as confederações e mostrar que há muitas verbas em ministérios, mas não há projetos, não há pessoas que encabecem isso", afirmou.

Popó foi quatro vezes campeão mundial de boxe. Ele conta que sofreu grandes dificuldades para conciliar a prática do esporte com a própria sobrevivência. Apesar disso, foi por meio do boxe que conseguiu a inclusão social.

O deputado explica que a frente pretende servir de ligação entre atletas e governo, ensinando entidades a conseguir as verbas federais que são colocadas à disposição de diversos projetos e modalidades esportivas.

Grandes temas

O ministro do Esporte, Orlando Silva, que também participou do relançamento da frente, afirmou que o grupo tem um "papel-chave" no desenvolvimento do esporte, porque agrupa deputados e senadores de vários partidos, que têm como foco o debate dos grandes temas do esporte.

"Levando em conta que o Brasil fará grandes eventos esportivos, como os jogos olímpicos, paraolímpicos e a Copa do Mundo de 2014, levando em conta a necessidade de aumentar investimentos e qualificar as políticas públicas de esporte e lazer, essa frente pode ser um lugar de elaboração de políticas e de críticas à ação do governo, de aperfeiçoamento da ação do governo, e também de debate sobre orçamento, porque, ao fim e ao cabo, políticas públicas podem ter maior ou menor eficácia na medida da disponibilidade de recursos", disse.

Popó afirma que a participação popular será o combustível da frente. Quem quiser enviar sugestões e pedir informações pode enviar um e-mail para frentedoesporte@gmail.com.

Agência Câmara