Polícia divulga esquema de segurança do Pan
O centro de operações começa a funcionar no dia 28 (quinta-feira).
Segundo os números da PM, mais de 25 mil homens estarão em serviço.
Alba Valéria de Mendonça
O centro de operações das atividades de segurança relativas aos Jogos Pan-Americanos será implantado no próximo dia 28 (quinta-feira). O policiamento ostensivo nos locais de jogos, nas áreas turísticas e as chamada áreas de interesse, segundo o comandante do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Samuel Dionísio, começa a funcionar gradativamente no dia 30 de junho.
De acordo com o planejamento de segurança apresentado nesta segunda-feira (25), na sede da Secretaria de Segurança Pública, no Centro do Rio, vão estar atuando diretamente no Pan, 4.261 policiais civis, 8.763 policiais militares, três mil agentes da Polícia Federal, três mil homens da Polícia Rodoviária Federal e seis mil soldados da Força Nacional de Segurança.
Favelas ocupadas
A cargo da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal ficarão cerca de 80 mil operações de transporte dos atletas e das delegações do Pan. A Polícia Militar fará todo o trabalho preventivo e terá sob sua responsabilidade o policiamento nas áreas externas dos jogos e em áreas de interesse.
"A PM vai ocupar as comunidades do Timbau e Vila Pinheiros, na Maré, e Cidade de Deus, na Zona Oeste, durante os jogos, devido à proximidade com as linhas Vermelha e Amarela", explicou o coronel Samuel.
O delegado Rivaldo Barbosa, chefe do setor de inteligência da Polícia Civil, ressaltou que todas as delegacias distritais da capital receberão reforços de delegacias especializadas, totalizando 66 unidades. Além disso também serão montados nove postos da Secretaria Nacional de Segurança e três postos do Juizado Especial Criminal nas áreas dos jogos. Todas as ocorrências serão avaliadas por cinco equipes da Corregedoria, que vai corrigir, orientar e fiscalizar todos os casos registrados, 24 horas por dia.
O major Luciano de Carvalho de Souza, que há um ano trabalho junto com o centro de comando e controle da Secretaria Nacional de Segurança destacou ainda que, as chamadas para o número 190, serão automaticamente definidas pelo sistema e identificadas como de ligação ou não com a segurança do Pan.
"Tudas as ocorrências, mesmo inundações, incêndios ou roubos seguido de seqüestro, serão analisadas para ver se há interferência direta ou náo com a segurança de delegações, atletas ou público", explicou o major.
O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, disse que, diante do planejamento apresentado, o Pan será um evento de grande tranqüilidade.
"Não tenho dúvidas de que nossas polícias estão preparadas", disse Beltrame
Fonte: O Globo - G1