PL que trata das dívidas de clubes de futebol será analisado em Comissão Especial
O deputado Vicente Candido (PT-SP), autor do projeto de lei que será objeto de análise pela Comissão Especial, explicou que a essência da proposição é apresentar uma série de medidas para fomentar o futebol e não anistiar ou perdoar dívidas dos clubes de futebol.
Vicente Candido esclareceu que o anteprojeto propõe que os clubes façam uma permuta para sanar suas dívidas: "troquem suas dívidas por programas de formação de atletas". A proposição também cria um fundo que reunirá recursos para implementação de políticas públicas de fomento ao futebol.
Henrique Eduardo Alves concordou com a criação da Comissão Especial e destacou a importância que o futebol tem para os brasileiros. "Nos finais de semana, o Brasil todo vive o futebol; esse esporte faz parte da vida dos brasileiros", disse o presidente da Câmara.
Para o presidente da Câmara essa matéria é urgente e a Comissão Especial precisa ter data marcada para iniciar e concluir os trabalhos. "O ideal é que projeto de lei possa ser votado no Plenário até dezembro deste ano", disse Henrique Eduardo Alves.
Ao final da reunião, ficou definido que a Comissão será instalada na próxima quarta-feira, 13/11, em solenidade na sala da presidência da Câmara. Serão convidados para a instalação da comissão, além dos deputados da Comissão de Turismo e Desporto, os dirigentes dos principais clubes de futebol e o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
Participaram da reunião com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), os deputados Valadares Filho (PSB-SE); Danrlei de Deus (PSD-RS); Vicente Candido (PT-SP); Deley (PTB-RJ); Afonso Hamm (PP-RS); Wilson Filho (PTB-PB); Renan Filho (PMDB-AL); Benjamin Maranhão (SDD-PB); Valdivino de Oliveira (PSDB-GO); Fernando Lopes (PMDB-RJ); Jovair Arantes (PTB-GO); Guilherme Campos (PSD-SP); e Simão Sessim (PP-RJ), além do senador Sérgio Petecão (PSD-AC).