Pesquisa do Impacto Econômico dos Eventos Internacionais no Brasil revela grau de qualificação do Rio como um dos maiores destinos do mundo

09/07/2008 16h30

Presidente da Embratur destaca importância da candidatura Rio 2016

 

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), em parceria com a Rio Convention and Visitors Bureau (RC&VB), apresentou nesta quarta-feira (9), no Rio de Janeiro, dados sobre o impacto da realização de eventos internacionais na cidade. A pesquisa, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), demonstra a consolidação do Brasil entre os dez países que mais atraem eventos internacionais em todo o mundo e reforça a importância da qualidade do destino turístico para a candidatura aos Jogos Olímpicos de 2016.

 

"O Brasil hoje se consolidando entre os 10 países tem um vínculo enorme com o cenário econômico, com a produção tecnológica e científica do País e com temas atuais, como o etanol, a produção de alimentos e o desenvolvimento sustentável", contextualizou Jeanine Pires, presidente da Embratur. Jeanine frisou que a experiência e o reconhecimento da realização de eventos internacionais em diversas cidades do Brasil não só impulsionam como qualificam o setor para novos projetos, como a candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos de 2016 e a consolidação de eventos esportivos com sede já confirmada no País, como os Jogos Mundiais Militares de 2011 e a Copa do Mundo de 2014.

 

"Ao recebermos eventos internacionais no Brasil, o trade está se qualificando, se especializando, e estamos nos preparando para os megaeventos esportivos", afirmou a presidente da Embratur.

 

A Embratur participa do Comitê de Candidatura Rio 2016 e apóia o projeto com a realização de ações de promoção e divulgação. "Estamos lançando uma campanha em 13 países prioritários e no Eurosport, principal canal esportivo da Europa com transmissão para 59 países, além de participarmos da realização da Casa Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim", informou Jeanine.

 

Paulo Senise, diretor-executivo da RC&VB, destacou que estas e outras ações resultantes da candidatura contribuem desde já com legados para a cidade: "As demandas desse tipo de megaevento são contínuas e já passam a ser realizadas desde agora. Entendemos que a oportunidade é única, não existe outro evento com poder tão grande de divulgação do destino como as Olimpíadas. O fruto para a imagem da cidade é impressionante", afirmou.

 

Os dados apresentados hoje demonstram os benefícios que a atração turística de eventos internacionais gera para a dinâmica econômica e a imagem da cidade-sede. A maioria dos visitantes entrevistados – 66% – nunca tinha vindo ao Brasil antes de participar de um evento internacional no País e uma porcentagem ainda maior – 71% – nunca tinha vindo à cidade do Rio. "Esse visitante vem ao Brasil por força do evento e pela atratividade do País", ressaltou Jeanine Pires. A pesquisa revela ainda que o fato de o Rio ser a sede dos eventos influenciou 42% dos participantes, e que 86% das pessoas aprovaram o produto e tem a intenção de retornar à cidade, o que contribui para a fidelização do turista.

 

 

Além da oportunidade de conquistar o turista, a realização de eventos internacionais possibilita, segundo dados da pesquisa, divulgar a marca Brasil e a imagem da cidade entre formadores de opinião de todo o mundo. Dos participantes entrevistados no Rio, 49% respondeu que considerava o evento o melhor de todas as edições das quais já havia participado. Paula Sanches, assessora de Assuntos Intergovernamentais do Ministério do Esporte para Rio 2016, compara este resultado com os elogios feitos aos Jogos Pan-americanos de 2007, realizados na cidade do Rio: "O Pan já havia ocorrido em inúmeras outras cidades, mas a edição brasileira foi a mais bem avaliada pelas entidades esportivas internacionais e pelos atletas participantes", lembrou Paula.

 

O impacto econômico dos eventos realizados na cidade é inegável. Nos seis eventos já pesquisados no Rio do período de outubro de 2007 a junho de 2008, o impacto direto avaliado pela FGV soma US$ 7,069 milhões, o que representa a metade do impacto total dos 14 eventos pesquisados em todo o Brasil, que deixaram US$ 14,949 de receita para o País. Os números se referem a receitas geradas diretamente pela permanência do visitante na cidade, que dura em média sete dias, sendo três dias opcionais antes ou depois do evento. Essas receitas envolvem itens como hospedagem, alimentação e bebidas, compras e presentes, receptivo, arrecadação de impostos, transporte, telecomunicações, cultura e lazer.

 

A oportunidade está, por exemplo, nos negócios do setor esportivo. O turista que vem à cidade para os eventos, sejam conferências, fóruns, simpósios e outros, investe 1,4% de suas compras em artigos esportivos, destacando o potencial desta indústria, que terá a oportunidade de ser desenvolvida nos eventos relacionados diretamente ao esporte. Outro dado revela o interesse do turista pela prática esportiva, bastante disseminada na cidade litorânea: 8% dos entrevistados respondeu que aproveita o tempo de sua estada no Rio para se dedicar a atividades físicas. O interesse em assistir a competições esportivas faz parte da agenda de 25,9% dos visitantes.

 

O Rio de Janeiro é a quinta cidade das Américas que mais recebe eventos internacionais e já figurou em primeiro lugar oito vezes desde 1997 no ranking da International Congress and Convention Association (ICCA), que classifica eventos de associações e corporações que tenham rotatividade internacional e estejam pelo menos em sua terceira edição. Além disso, a cidade é citada em 45% das vezes na lembrança do turista em relação a congressos realizados na América Latina, ou seja, responde por quase a metade do market share.

 

Fonte: Ministério do Esporte