Parlamentares querem maior participação da sociedade na organização da Copa 2014

Parlamentares das Comissões de Turismo e Desporto da Câmara e de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado que vistoriaram as obras que estão sendo realizadas nas 12 cidades-sedes da Copa 2014 divulgaram relatório (ver íntegra ao lado) recomendando que o “Congresso Nacional promova ações e eventos para envolver a população na organização da Copa, além da constituição de instâncias e fóruns permanentes de diálogo entre a sociedade e os organizadores”.
12/03/2012 17h58

Deputados e senadores que participaram do Fórum Legislativo das Cidades-Sedes da Copa 2014 em 11 capitais e no Distrito Federal, durante o ano passado, enfatizam que é preciso "acelerar as obras de mobilidade urbana", e para que isso aconteça eles recomendam que o Conselho Nacional de Justiça, bem como o Poder Judiciário, "adotem prioridade para os processos de desapropriações". Eles também defendem uma "ação mais intensiva do governo federal, especialmente da Caixa Econômica Federal (CEF), junto aos estados e prefeituras", no sentido de viabilizar, dentro dos prazos, as principais intervenções previstas.

A outra preocupação dos parlamentares diz respeito ao legado que o megaevento do futebol trará ao país. De acordo com o relatório, a experiência da organização da Copa "deveria servir como legado para que os entes públicos e privados voltem a planejar as ações de longo prazo no Brasil, especialmente aquelas de mobilidade urbana". As ações que estão sendo empreendidas quanto à qualificação de mão de obra turística é outro motivo de preocupação. Os deputados e senadores recomendam que os programas de qualificação sejam reforçados pelo Ministério do Turismo e sugerem, ainda, a qualificação para profissionais que atuam nas fronteiras rodoviárias, "em virtude do incremento de turistas sul-americanos no período da Copa".

No que se refere às arenas e estádios, o relatório ressalta que, com exceção do estádio Beira Rio, em Porto Alegre, as obras de nove dos doze estádios têm previsão de conclusão até dezembro de 2012, antes, portanto, da Copa das Confederações, a ser realizada em 2013. Eles destacaram, entretanto, que não há projetos de viabilidade econômica para o pós-Copa nas praças de Manaus, Cuiabá, Natal e Brasília, onde o futebol ainda não conta com grandes clubes.

De acordo com o deputado Jonas Donizette (PSB-SP), que presidiu a CTD e a realização do Fórum Legislativo em 2011, o relatório será encaminhado aos ministérios do Turismo e Esporte e aos demais ministérios que fazem parte do Grupo Executivo da Copa (Gecopa), além do Comitê Organizador Local (COL). "Nosso trabalho foi muito produtivo e queremos repassar nossas constatações àqueles que estão à frente da organização desse megaevento do futebol", disse Donizette.


Assessora de Imprensa
Cristina Bravo
e-mail: Cristina.bravo@camara.gov.br
tel: 3216-6833