Parlamentares da CTD vão tentar agilizar projetos de lei para melhor preparar os agentes de trânsito para a Copa 2014
"Nossas deficiências começam pelo desconhecimento do idioma inglês e isso vai dificultar o diálogo com os turistas", afirmou Arthur Magalhães do Sindicato dos Agentes de Trânsito do Distrito Federal. "Como vou explicar a um estrangeiro o caminho entre o estádio e a praia"? indagou.
Magalhães explicou que também falta uniformidade nacional no treinamento desses profissionais, com as ações mudando de estado para estado. O problema narrado pelos participantes da audiência pública mostrou um grave quadro em todo país no setor. Na Bahia, por exemplo, o problema é tão sério que agentes estão usando fardamento antigo, porque os novos não foram suficientes para toda a guarnição.
Além disso, o equipamento utilizado para comunicação entre os agentes e demais instituições de segurança está superado há 15 anos. "Há um descaso do poder público municipal que nos leva a essa situação", afirmou Melquisedenes Gomes, diretor-presidente da Associação dos Servidores de Trânsito e Transporte de Salvador. E concluiu: "Essa falta de atenção vai repercutir na mobilidade das pessoas durante a Copa, e se a cidade não anda o país também não vai andar", previu.
De Porto Alegre, Carlos Alberto Silveira, presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito, revelou outro quadro que é comum em todo país: o despreparo dos agentes para enfrentarem situações de risco e até agressões pessoais, que ocorrem com frequência. "Não temos treinamento de defesa pessoal e nem campanha séria de educação no trânsito", afirmou. E fez uma revelação surpreendente: "Enquanto isso, o Denatran tem reservado R$ 1,2 bilhão para esses cursos, mas que não são usados, sem sabermos o motivo".
No geral, os agentes pediram atenção aos parlamentares para que agilizem a tramitação de projetos de leis, a fim de que as iniciativas possam ser aplicadas ainda a tempo de prepara-los para a Copa 2014.
"Tenham certeza de que vamos atuar a partir das sugestões dos senhores. Esta audiência pública foi convocada justamente para conhecermos a realidade dessa categoria", afirmou o deputado Popó.
Reunião deliberativa
Nesta quarta-feira (28/8) a CTD realizará sua reunião ordinária deliberativa semanal, a partir das 14h, no plenário 5. Clique aqui para acessar a pauta.