Organizadores explicam segurança do PAN 2007

19/04/2007 17h15

A integração das polícias civil e militar do estado, do município, da polícia federal e da Abin (Agência Brasileira de Informação) vão permitir que o sistema de segurança durante os Jogos Pan-Americanos 2007 no Rio de Janeiro seja o mais eficiente possível, foi o que garantiu o delegado da polícia civil do Rio, Rivaldo de Araújo. Ele representou o secretário de segurança do estado, Jose Mariano Beltrame, na audiência pública realizada nesta quinta-feira (19) pela Comissão de Turismo e Desporto para discutir o assunto, a pedido da deputada Sueli Vidigal (PDT/ES).
Além dele, também participaram da audiência, o secretário-geral do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos (CO-RIO), Carlos Roberto Osório e o secretário-executivo do Comitê de Gestão das Ações Governamentais dos Jogos Pan 2007, Ricardo Leyser Gonçalves.
Ao abrir a reunião, a presidente da CTD, deputada Lídice da Mata (PSB/BA) lamentou o não comparecimento do Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, que é quem coordena todas as ações de segurança voltadas para o Pan 2007. "Entendemos o sigilo e a confidencialidade das informações, mas isso não justifica a ausência do secretário nesta audiência para os esclarecimentos possíveis", disse ela. A presidente informou que na próxima sexta-feira, dia 27, pretende se encontrar com o secretário para conhecer melhor os planos de segurança da Senasp para o evento e ainda os investimentos realizados até agora.
Carlos Roberto Osório fez questão de ressaltar que a responsabilidade pela segurança dos jogos Pan-Americanos é do governo federal e que as estratégias neste setor vêm sendo desenvolvidas desde 2003. "O Comitê entendeu que a partir de 2007 a fase de planejamento foi encerrada e que a partir de agora, 90 dias antes do evento, começam as operações propriamente ditas de segurança". Ele informou que o Comitê vai contar em cada competição com um gerente de segurança indicado pela Senasp.
O secretário-executivo do Comitê de Gestão das Ações Governamentais dos Jogos Pan 2007, Ricardo Leyser Gonçalves tranquilizou os deputados, afirmando que o plano de segurança dos jogos está bem montado e tem a aprovação da Organização Desportiva Pan-Americana - ODEPA. "Temos confiança no trabalho que vem sendo feito, mas segurança sempre será uma preocupação", disse.
O deputado Edson Santos (PT/RJ) elogiou a exposição dos convidados mas ressalvou que a questão da segurança do Pan merece maiores esclarecimentos para a opinião pública. Ele recebeu o apoio de todos os parlamentares presentes e o deputado Deley (PSC/RJ) sugeriu a realização de uma campanha publicitária com este fim.

 

Cristina Bravo (cristinabravo46@hotmail.com)

Assessora de Imprensa da CTD