Ofensiva nos Estados Unidos para atrair turistas afro-descendentes

03/06/2008 17h45
Os Estados Unidos são mais uma vez alvo de ofensiva do Ministério do Turismo, para atrair mais turistas daquele país para o Brasil. Com lançamento previsto para a segunda quinzena de junho, a campanha publicitária atinge revistas nacionais, sites voltados para o turismo e inserções na CNN, além de campanha de rua em Nova York, Miami e Los Angeles.

Desta vez, uma das apostas da campanha, veiculada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), será o público afro-descendente norte-americano. Foram produzidas peças exclusivas para a mídia especializada, como a revista Giant e a rede TV One, que têm programação voltada para os afro-americanos, abordando estilo de vida, entretenimento e turismo. Por serem os principais destinos de turismo étnico no Brasil, Rio e Bahia serão destaques nas peças de mídia.

“O lançamento de publicidade com alvo nesse público reforça as ações que o Ministério realiza desde o ano passado, com objetivo de atrair os afro-descendentes, que nos Estados Unidos são um segmento organizado e de alto poder de consumo. Turistas negros americanos já visitam o Brasil em busca do resgate de suas raízes e encontram aqui muitos traços da cultura africana, especialmente nas tradições e festas populares. Com essas novas ações temos tudo para crescer neste segmento”, avalia a ministra Marta Suplicy.

Segundo pesquisa realizada pelo Census and National Center for Educational Statistic Educational em 2004, a população afro-americana cresceu 35% desde 1990, enquanto o poder de consumo aumentou 222% - dados que foram acompanhados por uma significativa evolução da escolaridade e ocupação de cargos de gerência.

A campanha deve se estender até setembro, com um investimento total de 3,48 milhões de reais.

Sobre o mercado norte-americano

Os turistas norte-americanos são, depois dos argentinos, os que mais visitam o Brasil (foram 700 mil em 2007). De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional (2006), 34,3% dos turistas americanos visitaram o Brasil para fazer negócios ou participar de congressos e convenções; 34,8% vieram encontrar familiares e amigos e 26,7% vieram a lazer. O gasto médio diário do turista americano é de US$ 138,84.

Os destinos mais procurados pelos americanos são Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Foz do Iguaçu e Manaus. A Embratur possui dois Escritórios Brasileiros de Turismo nos Estados Unidos: um em Nova York e outro em Los Angeles.
 
Fonte: Ministério do Turismo