O Presidente do Bureau Internacional de Capitais Culturais está convencido de que Brasília 2008 será um êxito

10/03/2008 17h05
Barcelona, 10-03-2008

 

O Presidente do Bureau Internacional de Capitais Culturais, Xavier Tudela, declarou hoje que “a Capital Americana da Cultura Brasília 2008 permitirá que o mundo veja como as utopias podem realizar-se. Como uma cidade que ainda não tem meio século de existência é capaz de oferecer a seus habitantes uma boa qualidade de vida e desenvolver uma atividade cultural que permite a inclusão social, fazendo da cultura um dos elementos chave do desenvolvimento da cidade”.

 

As declarações foram feitas em Barcelona, cidade onde está situada a sede central do Bureau Internacional de Capitais Culturais, ao retornar de sua viagem a Brasília.Tudela acrescentou que “pelo trabalho realizado na preparação de Brasília 2008 pelas autoridades do Distrito Federal, pelo envolvimento cada vez maior das entidades e da sociedade civil na capital cultural e pelo entusiasmo coletivo que também percebi nas minhas entrevistas, por exemplo, com o Ministro da Cultura, deputados federais e senadores, empresas de turismo, etc., para que Brasília 2008 marque um antes e um depois para essa cidade, estou convencido de que a Capital Americana da Cultura Brasília 2008 será um êxito”.

 

A Capital Americana da Cultura (CAC), criada em 1997, tem como objetivos promover a integração interamericana a partir do âmbito cultural e contribuir para um melhor conhecimento entre os povos do continente americano, respeitando a sua diversidade nacional e regional,  colocando em destaque o seu patrimônio cultural. A Organização Capital Americana da Cultura é membro do Bureau Internacional de Capitais Culturais, promove internacionalmente as cidades capitais culturais e estabelece novas pontes de cooperação com a Europa, continente que tem estabelecido a capital cultural desde 1985. Está acreditada perante a Organização dos Estados Americanos (OEA) e tem o reconhecimento dos Parlamentos Latino-americano e da Europa. Até agora já foram designadas como Capital Americana da Cultura as seguintes cidades: Mérida (México) 2000; Iquique (Chile) 2001; Maceió (Brasil) 2002; Cidade do Panamá (Panamá) e Curitiba (Brasil) 2003; Santiago (Chile) 2004; Guadalajara (México) 2005; Córdoba (Argentina) 2006; Cusco (Perú) 2007 e Brasília 2008 (Brasil).

 

O Bureau Internacional de Capitais Culturais é um organismo que agrupa a Capital Americana da Cultura (www.cac-acc.org), a Capital Brasileira da Cultura (www.capitalbrasileiradacultura.org), a US Capital of Culture (www.capitalcultural.us) e a Capital da Cultura Catalã (www.ccc.cat), como iniciativas já consolidadas, e outros projetos de criação de capitais culturais em preparação