O Brasil na ótica da terceira idade

19/05/2009 05h30

Congresso discute temas relacionados à saúde, ao lazer e às políticas públicas voltadas aos brasileiros que ultrapassaram os 60 anos de idade
Natal (18/05) - Mais de duas mil pessoas participaram da abertura do XXII Congresso Brasileiro dos Clubes da Melhor Idade e do XI Encontro Luso-Brasileiro do Turismo Sênior, que aconteceu na noite deste último domingo (17/08), no auditório no Centro de Convenções da Natal (RN).
A importância do turismo na qualidade de vida na terceira idade foi um dos assuntos destacados durante a cerimônia. A coordenadora de Apoio à Comercialização do Ministério do Turismo, Jurema Monteiro, falou aos presentes sobre programa Viaja Mais Melhor Idade, iniciativa que busca gerar fluxo turístico e renda para os destinos turísticos brasileiros. “Com o programa, o ministério está organizando a oferta e estimulando a demanda de produtos e serviços diferenciados para este público”.
Segundo Genilda Baroni, presidente nacional da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI), “viajar é a melhor coisa que existe e o congresso, por exemplo, além de ser um fórum de discussão importante é mais um pretexto para o público da terceira idade viajar e se confraternizar”.
Durante os quatro dias de congresso serão discutidos importantes temas relacionados à saúde, ao lazer e às políticas públicas voltadas aos brasileiros que ultrapassaram os 60 anos de idade.
Marcaram ainda o primeiro dia das atividades, que se estendem até o próximo dia 20, a inauguração da feira de produtos artesanais, apresentações culturais e uma confraternização embalada por forró, xaxado, ciranda, carimbó e comidas típicas.
Neste ano, a participação portuguesa no evento ficou prejudicada pela crise econômica mundial. “Em 2008 (quando o evento foi realizado em Salvador), enchemos um avião”, conta Carlos Ruiz, secretário geral da Fundação Inatel, vinculada ao Ministério do Trabalho de Portugal. A entidade atua na promoção da cultura, desporto e turismo para a terceira idade.
O Congresso prossegue nesta segunda-feira (18/05) com os painéis “A influência portuguesa na formação sócio-cultural do nosso povo” e “A importância dos Clubes da Melhor Idade para o turismo”.

Fonte: Ministério do Turismo