Nuzman expõe na CTD preparação dos atletas para Jogos Olímpicos
Akimi Watanabe
Deputado Valadares Filho (PSB/SE), autor do requerimento de audiência pública com o COB
Nuzman vai falar dos resultados obtidos nos últimos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, quando foram alcançados, segundo ele, dois recordes: o de número de participantes (277) e o de modalidades (32).
Durante a competição, o Brasil manteve a evolução qualitativa alcançada nos anos anteriores e conquistou três inéditas medalhas de ouro, quatro de prata e oito de bronze, com participação recorde em 38 finais.
Na natação, o atleta César Cielo chegou ao primeiro ouro da modalidade nos 50m livre e ainda quebrou o recorde olímpico três vezes. Em outra prova, nos 100m, o nadador paulista conseguiu a medalha de bronze.
No salto em distância, Maurren Maggi alcançou a marca de 7,04 e ficou um centímetro à frente da segunda colocada. Foi a primeira medalha de ouro olímpica individual das mulheres. As meninas do vôlei estrearam o lugar mais alto do pódio depois de derrotarem os Estados Unidos na final. O técnico José Roberto Guimarães, que havia se sagrado campeão em Barcelona 1992 com a seleção masculina, tornou-se o primeiro a conquistar o ouro também com a feminina.
Segundo o COB, o Brasil registrou outras marcas inéditas em 2008: pela primeira vez, o país participou da final olímpica na ginástica artística feminina por equipe, no solo da ginástica artística masculina e no revezamento feminino 4x100m do atletismo.
Assessora de Imprensa: Cristina Bravo (MTB 494-4)
Tel.: (61) 3216-6833
E-mail: cristina.bravo@camara.gov.br