Número de turistas em Portugal em 2007 deve atingir 12 milhões

07/12/2007 16h00

O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, estimou que em 2007 o número de turistas a entrar em Portugal ascenda aos 12 milhões, ou seja, «20% mais do que a população residente no país».

«Estimamos que os turistas a entrar em Portugal no ano de 2007 ascendam a mais de 12 milhões, 20 por cento mais do que a população residente no país e que as receitas globais do turismo em Portugal atinjam a marca dos 7 mil milhões de euros», afirmou na terça-feira Bernardo Trindade, durante a sua intervenção no IX Congresso Brasileiro da Actividade Turística (CBRATUR), em Brasília.

Para o governante, «Portugal está no caminho certo», uma vez que o Turismo se afirma «cada vez mais como uma actividade determinante e estratégica na economia portuguesa».

Neste sentido, Bernardo Trindade deu a conhecer os últimos dados do plano estratégico lançado pelo Governo em 2006, que demonstram que durante os primeiros nove meses deste ano as receitas globais do sector cresceram 12 por cento, as dormidas aumentaram 5,3 por cento, enquanto o tráfego aéreo registou um incremento de 9 por cento.

«Pela leitura destes dados penso que será clara a importância que o Turismo e todos os sectores económicos transversais que o representam têm na economia portuguesa», afirmou, acrescentando que a concretização deste plano permitiu o investimento de oito milhões de euros em projectos na área do Turismo e a criação de 34.000 postos de trabalho directos e indirectos.

Bernardo Trindade referiu também que a parceria estabelecida com a ANA (empresa pública responsável pela prestação do serviço aeroportuário) para a constituição de um fundo de promoção do desenvolvimento de novas rotas, dirigido aos voos de baixo custo (low cost), possibilitou o desembarque de cerca de 130.000 novos passageiros nos primeiros 8 meses do ano, comparativamente com o mesmo período de 2006.

«Por isso», afirmou, «temos colocado todo o empenho no desenvolvimento das low cost em Portugal, convictos que estamos de que é este o caminho certo para aumentar e diversificar a procura turística para os destinos portugueses», uma vez que este tipo de serviço permite fazer a ligação directa entre as principais cidades europeias.

O IX CBRATUR, que decorreu terça-feira e hoje, em Brasília, subordinada ao tema «O Turismo e a Crise dos Transportes no Brasil: ameaças e oportunidades», reuniu cerca de 500 participantes.

Fonte: Diário Digital / Lusa