Núcleo de Estudos do Esporte realiza Fórum ESPM Copa 2014
Evento propõe ampla discussão sobre as oportunidades de negócio para o Brasil com a Copa do Mundo de Futebol .
São Paulo– No mês em que se completa o primeiro ano da oficialização do Brasil como sede de um dos maiores eventos esportivos do planeta, a ESPM, por meio do Núcleo de Estudos em Negócios do Esporte, realiza o Fórum ESPM Copa 2014 sob o tema “Os impactos econômico-sociais e as oportunidades de negócios da Copa do Mundo de 2014”, nos dias 25 e 26 de novembro, terça e quarta-feira.
O evento reunirá profissionais das mais diferentes esferas para uma ampla discussão sobre os reflexos da realização da Copa 2014 em várias áreas da economia e as possíveis oportunidades para o mercado brasileiro. Com isso, o núcleo de estudos em negócios do esporte da ESPM se posicionará como referência nos assuntos relacionadas a este evento esportivo.
A discussão começa em 25 de novembro, terça-feira, com a palestra “Encargos Básicos da FIFA para a Copa do Mundo de Futebol – exigências para as cidades”, com João Paulo de Jesus Lopes, membro do conselho e diretor de futebol do São Paulo Futebol Clube. Na seqüência, acontece a palestra “Visão do governo sobre a Copa 2014”, com Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTUR, ex-ministro dos esportes do governo Fernando Henrique Cardoso e coordenador da comissão Copa 2014 do Governo do Estado de São Paulo.
No mesmo dia, temas como “Os impactos econômicos e sociais da Copa 2014 – oportunidades de negócios” e a “Visão das Empresas sobre a Copa 2014” serão apresentadas por reconhecidos executivos do ambiente corporativo.
Em 26 de novembro, quarta-feira, segundo dia do evento, o painel sobre a "Experiência das copas anteriores" será abordado por Fábio Laudísio, sócio-gerente da VIS Sport & Entertainment Brasil e professor do curso de pós-graduação em administração e marketing do esporte da ESPM). Na ocasião, representante do Banco ABN/Amro apresentará pesquisa sobre as Copas da França e da Alemanha e a experiência da Copa da Coréia – Japão. A mediação será realizada pelo professor e coordenador de produção acadêmica do núcleo de negócios do esporte, José Henrique de Souza Damiani.
As oportunidades do evento esportivo sob a ótica do "Marketing e da comunicação" serão apresentadas por Rui Branquinho, presidente da W/Brasil, por Marcelo Campos Pinto, diretor do Globo Esporte no Rio de Janeiro; José Cocco, diretor geral da J. Cocco Marketing Esportivo, sob a mediação de Claudinei Santos, professor e coordenador do núcleo de estudos em negócios do esporte da ESPM.
O "Marketing das cidades para a Copa 2014” é tema do painel seguinte com a participação de Emmanuel Publio Dias, diretor de marketing e novos negócios da ESPM; e Gilmar Pinto Caldeira, membro da Academia Brasileira de Marketing e diretor da TopService, empresa credenciada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para comercializar os pacotes da Copa. A mediação fica a cargo de Flávia Flamínio, diretora geral da ESPM RJ.
O último painel do evento traz questões relacionadas as “Arenas poliesportivas – antes, durante e depois da Copa 2014”, com Ruy Otake, coordenador do projeto de modernização do estádio do Morumbi, Mauro Holzman, diretor de marketing do Clube Atlético Paranaense, Luiz Gonzaga Belluzo, diretor de planejamento da sociedade esportiva Palmeiras e presidente do conselho da TV Brasil). A mediação será realizada por Robert Alvarez Fernandez, pesquisador de marketing aplicado ao esporte e professor do núcleo de estudos em negócios do esporte da ESPM.
Informações – Fórum ESPM Copa 2014.: Os impactos econômicos-sociais e as oportunidades de negócios | dias 25 e 26 de novembro, terça e quarta-feira, dia 25 de novembro: 8h30 às 17h30 e dia 26 de novembro: 9h às 17h30.
Fonte: www.revistafator.com.br