Novo curso de pós-graduação - Turismo: Alimentação e Cultura

11/02/2009 13h05

A cultura alimentar de um povo é uma de suas maiores expressões de identidade. O Curso de Pós-graduação Lato-sensu “Cultura, Alimentação e Turismo”, promovido pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) coloca em ênfase as múltiplas dimensões da questão alimentar, entre as quais se sobressaem os aspectos culturais associados ao turismo gastronômico. O curso irá tratar das grandes transformações sofridas pelos alimentos nas últimas décadas em quase todo o mundo e as tendências que levaram à padronização dos hábitos alimentares.
Com inscrições abertas até o dia 16 de abril, o curso é destinado a estudantes, professores e profissionais que atuam nas áreas de turismo, hotelaria e gastronomia e áreas afins: antropologia, história, geografia, sociologia, administração, jornalismo, etc. Também, proprietários de restaurantes e similares e todos os interessados em identificar a gastronomia como ferramenta turística.
São 30 vagas. As inscrições podem ser feitas pessoalmente na secretaria do Curso, no Centro de Excelência em Turismo, na UnB, (Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília-DF). Informações ao público: (61) 3307-2946, ramal 217. A escolaridade exigida é nível superior. A carga horária do curso é de 450 horas e o investimento são 16 parcelas de R$ 420,00. as aulas acontecem às sextas (8h às 12h20 e 14h às 18h20) e aos sábados (8h às 12h20).
Seminário de Atualização
Nos dias 6, 7, 13 e 14 de fevereiro os alunos da Pós-Graduação em Hotelaria Hospitalar do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) terão o módulo Seminários de Atualização. Além do objetivo de aproximar os alunos com o mercado de trabalho, os mesmos terão a oportunidade de se informarem a respeito das tendências da área de hotelaria hospitalar. O primeiro dia do encontro será, às 14h30 no CET/UnB e o professor, Marcelo Boeger irá abrir o seminário. Marcelo é o responsável pela área de hotelaria do Hospital Albert Einstein, em São Paulo-SP.
Futura parceria
O Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) recebeu no dia 06.02 a visita do Dr. Richard J. Heck, do Departamento de Recursos Agrários e do Prof. Joe Barth, da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Guelph, Canadá. O motivo do encontro foi discutir possibilidades para estabelecer futuras parcerias, como o intercâmbio entre os professores das duas entidades bem como a participação de professores do CET no MBA em Gestão de Turismo e Hospitalidade, oferecido a distância pela universidade canadense.
Trilha Jovem entra na segunda etapa no Distrito Federal
Os participantes do Programa Trilha Jovem, executado no Distrito Federal pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), chegou no Eixo II, cujo objetivo é promover a excelência em serviços. Para isso, os alunos contarão com algumas ferramentas específicas, como visitas técnicas e ações de plano de negócios nas áreas de viagens e turismo, hotelaria e alimentos e bebidas. Nesta fase estarão sendo preparados para a Vivência Profissional Supervisionada. Este momento é a oportunidade dos jovens conhecerem e vivenciarem as empresas e a realidade do mercado de trabalho no setor turístico.
O CET/UnB é a entidade executora do projeto no Distrito Federal e conta com a parceria da FACITEC. O Trilha Jovem é uma iniciativa do Instituto de Hospitalidade desenvolvida com o apoio do Ministério do Turismo, Instituto Ibi, Counterpart International, com recursos da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e do programa ENTRA21, uma iniciativa da Fundação Internacional da Juventude (IYF) e do Fumin – Fundo Multilateral de Investimentos, administrado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Em Salvador, o programa conta com o patrocínio da Cordai.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing - Centro de Excelência em Turismo – CET/UnB