Notícias de Turismos

26/02/2007 18h25

BC: janeiro bate recorde de ingressos de estrangeiros
Panrotas – 23-02-07

Em reunião com o trade do Rio de Janeiro para a apresentação do grupo técnico de turismo que participará do monitoramento da organização dos Jogos Pan-Americanos, que ocorrem em julho na capital fluminense, o ministro Walfrido dos Mares Guia comemorou os resultados de janeiro. Segundo ele, o Banco Central anunciou ingressos totais de US$ 484 milhões em gastos de turistas estrangeiros no País em janeiro, um aumento de 20,4% na comparação com o mesmo mês de 2006. O montante supera o recorde histórico mensal de divisas geradas por estrangeiros no País, segundo Mares Guia. Esse recorde pertencia a março de 2006, quando foram deixados US$ 453 milhões no Brasil. Participam do evento, além de Mares Guia, os secretários Marcio Favila e Maria Luisa Leal, além da presidente da Embratur, Jeanine Pires.

Menos turistas estrangeiros visitam o Brasil em 2006
Panrotas – 23-02-07

Embora os números ainda não tenham sido finalizados, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, informa que o Brasil recebeu menos turistas estrangeiros no ano passado. Segundo ela, o total de visitantes estrangeiros caiu de 5,3 milhões, em 2005, para cinco milhões, no ano passado. A crise da Varig, com a conseqüente retirada de seus vôos internacionais, foi apontada por Jeanine como a principal responsável pelo resultado.
"O impacto poderia ter sido ainda pior, mas desde outubro houve um aumento de 114 vôos internacionais semanais para o Brasil", disse. "De novembro para dezembro, também cresceu em 100 mil o número de assentos internacionais." Segundo a presidente da Embratur, o Ministério deverá rever as metas para os próximos anos mas, em 2007, o objetivo é de receber seis milhões de estrangeiros.
O número de turistas estrangeiros no Brasil tem crescido ano a ano. A última redução foi registrada em 2002, quando o País recebeu 3,7 milhões de estrangeiros, contra os 4,7 recebidos em 2001. A Organização Mundial do Turismo deve anunciar em junho o ranking dos países que mais turistas receberam em 2006.

 

Turismo e Esporte criam grupo para coordenar Pan
Panrotas – 23-02-07

Os ministros do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, e do Esporte, Orlando Silva, participam neste momento de uma reunião com o trade turístico do Rio de Janeiro para apresentar os preparativos e a organização dos Jogos Pan-Americanos, que ocorrem no Rio em julho. Os dois ministérios anunciaram a criação de um grupo técnico de turismo, coordenado pelo secretário executivo do MTur, Marcio Favila, que terá reuniões semanais com o trade do Rio.
O objetivo é monitorar o andamento da organização dos Jogos, segundo Favila. A reunião, em andamento, também servirá para a apresentação do mecanismo de escolha das agências de viagens que realizarão o receptivo oficial do evento. Ainda será definida a escolha do representante do Ministério do Esporte no grupo técnico de coordenação.

 

Corcovado realiza festa na próxima quinta-feira
Mercado & Eventos – 23-02-07

Depois de estimar que o número de votantes já ultrapassou a marca de um milhão, o diretor do Trem do Corcovado, Sávio Neves, confirmou que realizará no dia 1º de março, data de aniversário do Rio de Janeiro, uma grande festa para incentivar e mobilizar as pessoas a participarem do processo de votação, que escolherá as novas sete maravilhas do mundo. O dirigente disse ainda que o secretário de Políticas do Turismo, Airton Nogueira, será empossado como integrante do Comitê de Mobilização.

Zuanazzi defende maior participação das companhias aéreas internacionais no mercado
Mercado & Eventos – 23-02-07

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, considerou "muito restritiva" a legislação que limita em 20% a participação do capital das empresas aéreas internacionais no mercado da aviação comercial do país. O assunto será discutido em março pela própria Anac na revisão do código de aviação civil. "Sou favorável a reavaliação destas e outras questões afim de facilitar o crescimento da aviação comercial do país".
Zuanazzi disse ainda que a Anac já encaminhou ao Ministério Público informações necessárias para manter as pistas do aeroporto de Congonhas em operação. Com isto, segundo ele, a liminar impetrada pela própria Anac será mantida sem ameaça de cancelamentos de operações.

Pacote tenta conter insatisfação de operadores - Após três meses do apagão aéreo, governo ainda estuda medidas para atender controladores
Jornal O Estado de São Paulo – Cad. Metrópole – 23-02-07

Após mais de três meses do apagão aéreo, o governo ainda estuda um pacote para tentar conter a insatisfação dos controladores de vôo. As propostas incluem a concessão imediata de gratificações, que vão variar entre R$ 600 e R$ 800, para os sargentos da Aeronáutica que trabalham no controle do tráfego aéreo em todo o País. Eles ganham atualmente cerca de R$ 2 mil por mês.
Essa iniciativa seria complementada pela reestruturação da carreira dos controladores de vôo civis. Esse pessoal hoje recebe um pouco mais do que os militares, e passaria a ganhar salários de R$ 3,1 mil.
O pacote em estudo inclui ainda a ampliação do quadro de controladores de vôo civis, com a realização de um novo concurso público, ainda este ano, para contratação de 600 profissionais. Mais adiante, seriam admitidos outros 1,4 mil controladores civis - que, num prazo de dez anos, corresponderiam a mais de 60% do quadro total. Hoje há 2.115 controladores militares e 413 civis.
Os controladores de vôo defendem a desmilitarização da atividade - mudança que conta com o apoio até dos sargentos, que julgam seguir hoje regras mais rigorosas do que os controladores civis. A proposta de desmilitarização, no entanto, é rechaçada pela Aeronáutica, que a partir da semana que vem terá um novo comandante, o brigadeiro Juniti Saito. O ministro da Defesa, Waldir Pires, lembrou ontem ter prorrogado o prazo para que o grupo de trabalho interministerial elabore propostas para o setor.
PEDIDO - Pires disse ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Tráfego Aéreo, Jorge Botelho, que precisa discutir ainda alguns temas com o grupo. Na conversa, ocorrida na semana passada, pediu ainda a Botelho que os controladores tivessem paciência e não tomassem, durante o feriado do carnaval, nenhuma atitude capaz de tumultuar os aeroportos. A previsão é que o grupo de trabalho volte a se reunir no fim da semana que vem, depois que o novo comandante assuma o cargo e o ministro tenha tempo de conversar mais sobre a questão.
Na conclusão do estudo, o grupo de trabalho propôs a desmilitarização do controle do tráfego aéreo no País e a reestruturação do setor. A Aeronáutica fez constar um adendo à conclusão da proposta, informando que discordava do fim do controle militar sobre o setor. O assunto será decidido pessoalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não opinou ainda sobre o tema e já avisou que quer ouvir a opinião de todos os grupos interessados antes de decidir.
A Aeronáutica conseguiu levar sua proposta de concessão de gratificações à Casa Civil da Presidência da República convidando técnicos do Ministério do Planejamento para conhecerem como funciona o complexo sistema de tráfego aéreo, no Cindacta-1, em Brasília. Depois de verem como é a integração dos sistemas de controle de tráfego civil e militar, os técnicos teriam concordado com a proposta das gratificações. 
 

Vai Brasil agora tem nova equipe operacional
MVL Comunicação – 22-02-07

São Paulo — O projeto Vai Brasil conta com uma nova equipe operacional, especialmente organizada para trabalhar na captação de novos parceiros e na regularização do cadastro dos atuais associados. Atualmente, os esforços do grupo estão direcionados para os estados do Acre, Pará, Piauí, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins e Goiás, onde o grupo entra em contato com receptivos locais, meios de hospedagem, locadoras de automóveis, parques e restaurantes para firmar acordos e oferecer novas opções para os operadores de turismo.
O plano da nova equipe prevê que até março deste ano sejam disponibilizados pacotes turísticos com origens e destinos para todas as unidades da federação. Para atingir essa meta, os profissionais vêm trabalhando especialmente para que as companhias aéreas incluam suas tarifas para a maior quantidade possível de origens e destinos e os hotéis dos estados prioritários se cadastrem e coloquem suas melhores tarifas. Além disso, na próxima semana, serão promovidas reuniões com o Sindicato Nacional de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) e a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) para avaliar a possibilidade de crescimento da participação desses segmentos no projeto.
A página https://ww1.vaibrasil.com.br/ funciona como uma interface entre os diversos agentes da cadeia do turismo e o consumidor final. Nela, o usuário pode consultar os diferentes roteiros oferecidos, os preços cobrados e solicitar reservas às operadoras. Lançado em junho de 2006, o projeto tem como objetivo incrementar a comercialização de pacotes turísticos durante períodos de baixa ocupação. Ao oferecer tarifas mais baixas, os prestadores de serviço do setor tornam o turismo acessível a um maior número de brasileiros.

 

Entidades abrem inscrições para o processo seletivo 2007 do Observatório de Inovação do Turismo
Mercado & Eventos – 22-02-07

A Fundação Getulio Vargas, CNC, Sesc e Senac estão com as inscrições abertas para o processo seletivo 2007 do Observatório de Inovação do Turismo. O prazo para participar do concurso é até o dia 05 de março. O Observatório é um programa de ensino e pesquisa destinado a profissionais graduados e pós-graduados nas diversas áreas de atuação, que desejem aprofundar conhecimentos na área de turismo.
Realizado pelo Núcleo de Turismo da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape-FGV), em parceria com a CNC, Sesc e Senac, o Observatório visa fomentar o pensamento estratégico e difundir conhecimentos que possam contribuir para o desenvolvimento da atividade turística no Brasil. Os participantes selecionados não pagarão qualquer valor pela inscrição e participação no programa.
O processo seletivo acontecerá em três etapas: prova de seleção, análise de currículo e entrevista. Serão oferecidas dez vagas. Informações pelo site https://www.ebape.fgv.br/academico/asp/dsp_pe_tur_apresentacao.asp.

 

Venda de pacotes aéreos caiu 10% no carnaval - Esse pode ter sido um dos fatores que impediram um possível caos aéreo no feriado
Jornal O Estado de São Paulo – Cad. Metrópole – 22-02-07

Além da temida greve de controladores de vôo que não aconteceu, a aparente normalidade nos aeroportos brasileiros na volta de carnaval pode encontrar explicação na simples queda do movimento de passageiros. A Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) estima que a venda de pacotes aéreos para o carnaval 2007 tenha sido 10% inferior do que em 2006, quatro vezes maior do que a queda de 2,5% registrada no setor (incluindo viagens rodoviárias e marítimas). Uma pesquisa encomendada pela associação, em dezembro, constatou que 48% das operadoras de turismo já registravam redução na procura por viagens aéreas. Nos últimos dois dias, mais de 100 vôos foram cancelados por falta de passageiros no País. Ontem, dos 1.395 vôos programados, 12,7% sofreram atrasos superiores a 45 minutos, o que foi considerado "normal" pela Infraero.
Turistas que costumavam viajar de avião podem ter migrado para cruzeiros - além de aumentar de 9 para 12 o número de navios com saída do Porto de Santos no carnaval, a ocupação passou de 80% para a quase lotação. A enquete da Abav com 100 agências e operadoras turísticas de São Paulo (que representa a metade do mercado emissivo do País) também apontou que 63% dos consumidores tinham receio de comprar excursões turísticas aéreas, entre os quais 41% admitiram optar por rodoviárias e 50% por cruzeiros marítimos.
Segundo o diretor da Abav Leonel Rossi, a queda na procura por pacotes aéreos pode ser considerada ainda maior do que os 10% estimados, já que o setor esperava, antes dos apagões, um resultado bem diferente para essa temporada: um aumento de 30% nas vendas do setor. A principal queda na procura por passagens aéreas, no entanto, foi registrada em janeiro, logo após a crise ocorrida nos aeroportos no fim do ano, em parte recuperada por uma redução no preço das passagens.
A movimento baixo também não pode ser atribuído a todas as companhias. A TAM informou que entre sexta e terça-feira registrou aumento de 20% no número de passageiros em comparação ao carnaval 2006.
FORÇA-TAREFA - Esperando maiores problemas, já que na sexta-feira, saída do carnaval, os atrasos chegaram a atingir 37% dos vôos, a Anac, Aeronáutica, Infraero e empresas aéreas chegaram a programar ações emergenciais caso outro apagão ocorresse. "Mas não foi preciso acionar os recursos extraordinários para garantir a normalidade", disse a diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu. A Anac intensificou a fiscalização nos 15 principais aeroportos.
"Houve mobilização de todos os setores e era ponto de honra que tudo desse certo", emendou o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira. Controladores de vôo esclareceram que os problemas da sexta-feira, que os obrigou a fazer retenção de fluxos é o natural, já que o sistema não tem capacidade para operar com qualquer movimento extra de aeronaves dos feriados.

Fenavinho, êxito em público e vendas - Evento realizado em Bento Gonçalves (RS) teve 150 mil visitantes
Brasilturis Jornal - 20-02-07

O público superou as expectativas, com 150 mil visitantes no período de 26 de janeiro até o dia de hoje, 20 de fevereiro. Assim, a Fenavinho Brasil 2007 terminou consolidada como a grande festa e feira dos vinhos do país. Durante 14 dias a Fenavinho somou um público de 150 mil visitantes, triplicando os números alcançados na edição de 2005.
As grandes estrelas da festa – os vinhos e espumantes – além de poderem ser degustados nos estandes das 84 vinícolas participantes, também foram comercializados com preços até 30% inferiores aos praticados no varejo. A comercialização foi superior a 50 mil garrafas, incluindo as vendas nos estandes, no Filó Gastronômico, nas Ilhas de Vinhos e Espumantes, além do varejo das cantinas.
Muitas vinícolas só no primeiro fim-de-semana da Festa já haviam vendido mais do que em todo o período do evento de 2005. O sucesso na comercialização de vinhos e suco de uva no centro da cidade possibilitou a prorrogação da atração até o próximo domingo (25).
A Fenavinho Brasil 2007 também foi o cenário para a exposição e lançamento de novos produtos. Seguindo uma tendência mundial, um dos destaques deste ano foi o lançamento do espumante Rosé, que teve excelente aceitação junto ao público.
Inovações como o Espetáculo Cênico, o Carnaval do Vinho e do Espumante e o Projeto Comprador superaram as expectativas dos organizadores. O Espetáculo Cênico, em seis apresentações, reuniu um público superior a 25 mil pessoas. No Carnaval do Vinho e do Espumante, que contou com diversas atrações, foram vendidas mais de sete mil taças de espumante, quebrando a hegemonia da cerveja no Carnaval.
A repercussão da Fenavinho Brasil 2007 foi tanta que até uma emissora de rádio norte-americana fez a transmissão de um programa ao vivo, diretamente dos pavilhões do Parque de Eventos. A mídia regional e nacional também deu ampla e permanente cobertura ao evento, mostrando os destaques da Festa e o potencial do setor vitivinícola e do enoturismo brasileiro.
A Fenavinho voltará em 2009. Confirmada para mesmo período entre janeiro e fevereiro, a festa terá novamente o empresário Tarcísio Vasco Michelon na presidência. Os trabalhos para a organização da Fenavinho Brasil 2009, devem começar em março .

Crescimento do turismo online (por Eduardo Colombi*)
Artigo publicado no Jornal O Estado de São Paulo – Cad. Viagem – 20-02-07
Foi-se o tempo em que fazer compras significava sair de casa e gastar horas andando. Hoje em dia, isso pode ser feito com apenas um clique, graças ao desenvolvimento e ao barateamento da tecnologia, além de fatores como o crescimento da banda larga e da tendência e-commerce. Cada vez mais, o consumidor exige agilidade e facilidade no momento da compra. Por isso mesmo, as vendas pela internet vêm aumentando consideravelmente a cada ano.
No setor de turismo a realidade não é diferente. A possibilidade de comprar pacotes usando a internet tem atraído milhares de pessoas aos sites especializados. No ano passado, 3,5 milhões de internautas utilizaram páginas desse segmento, movimentando um total de R$ 4 bilhões. A estimativa para este ano é ainda melhor: um aumento de 8,7%, com base nos valores de 2006.
Só no mercado dos Estados Unidos - que é todo online e hoje representa mais de 60% do setor de viagens -, há expectativa de enormes altas no faturamento. E isso falando no curto prazo de apenas cinco anos. Calcula-se que o salto no saldo desse mercado será de US$ 65 bilhões em 2005 para US$ 110 bilhões em 2010. O desenvolvimento da tecnologia é um fator de extrema importância para que esse tipo de negócio seja viável, pois possibilita a implementação de mecanismos como o cruzamento de dados entre o fornecedor e o cliente, facilitando a relação entre eles.
Além disso, o aperfeiçoamento tecnológico permite a criação de projetos diferenciados. É o caso do Global Distribuition Systems (GDS), que, basicamente, presta serviços. Esse sistema disponibiliza algumas informações que antes eram de uso exclusivo dos agentes de viagem, como bancos de dados de hotéis, de locadoras e de linhas aéreas. Por meio dos portais dos revendedores de turismo online - que surgiram permitindo o acesso a esses dados pela web -, o público consumidor encontra as informações mais facilmente. Além dos GDS, temos atualmente sites dos próprios fornecedores, que deixam disponíveis ao consumidor final seus booking engines, ou seja, seus sistemas de reserva online. É o que ocorreu com as empresas aéreas, que obtiveram sucesso vendendo diretamente ao público, via web. Outro fator muito importante para o crescimento do e-commerce no turismo foi o fortalecimento da banda larga. Segundo dados do Ibope - colhidos em novembro de 2006 -, 10,7 milhões de internautas residenciais utilizam banda larga, ou seja, 74% das pessoas que têm internet em casa usam esse serviço, facilitando a compra online.
Neste momento, é novamente necessário ressaltar a tecnologia de ponta disponível. Hoje em dia, é possível monitorar todo o percurso que o visitante faz no site - tendo ele efetuado a compra ou não, o caminho que o interessado fez na página fica gravado.
Dessa forma, os responsáveis pelo site conseguem perceber bem os defeitos e também as qualidades de seu produto.
Identificam se a página é de fácil navegação e qual é o produto que mais agrada e atrai internautas. Dessa forma, cria-se uma oportunidade fantástica de venda - e o turismo online se torna bem mais eficiente. Há, ainda, todo o trabalho do marketing e dos agentes de viagens, que devem compreender qual é o comportamento do consumidor em um site, ou seja, quem ele é, o que quer e o que espera encontrar em uma página para que as vendas cresçam ainda mais e atendam às expectativas dos clientes. Outro ponto importante é a possibilidade de saber o que atraiu o cliente para a página - uma boa forma de as empresas saberem se os anúncios feitos na mídia estão dando resultado.
Além de portais de viagens, outras áreas do turismo - como companhias aéreas, hotéis e locadoras de carros - disponibilizam a venda online. Isso facilita o cruzamento de dados entre os grandes portais, simplificando cada vez mais a vida do comprador.
Alguns sites de grande porte, como Decolar, Submarinoviagens e ClickViagem, têm grande aceitação no público virtual. De acordo com informações disponíveis, essas páginas na web recebem mensalmente a visita de mais de 500 mil pessoas. Por esses motivos, podemos afirmar que o setor de turismo online está em franca ascensão e que é uma promessa vitoriosa de facilitar a vida das pessoas, que cada dia mais têm menos tempo para o lazer. ( *Diretor do portal ClickViagem, especializado em vendas de pacotes online)

Órgão alerta pilotos sobre inglês fraco de controladores
Jornal O Estado de São Paulo – Cad. Metrópole – 21-02-07
A Associação Internacional de Pilotos de Linhas Aéreas (Alpa, na sigla em inglês) divulgou boletim de alerta a seus membros para "dificuldades de operação no espaço aéreo do Brasil", enfatizando a questão do inglês dos controladores de vôo, que considera deficiente. Segundo o documento, a colisão do Legacy com o Boeing da Gol em 29 de setembro, que matou 154 pessoas, "pôs em evidência várias questões associadas às operações no espaço aéreo que podem ter implicações significativas para a segurança do vôo".
No texto, que tem data de 29 de janeiro, a entidade recomenda - "sem comentar a investigação em curso sobre o acidente" - a todos os pilotos que redobrem a atenção quando voarem no Brasil ou nas fronteiras do País. "Pilotos acostumados a sistemas de controle mais eficientes podem não perceber a necessidade de esclarecer instruções, de não tirar conclusões nem confiar na comunicação com controladores. Da mesma forma, controladores podem não alertar pilotos que, sem querer, pediram uma altitude ou rota incorreta."
No caso da comunicação com operadores, a Alpa insiste que os pilotos devem usar só palavras e expressões previstas no código da Organização Internacional de Aviação Civil (Icao, na sigla em inglês). "Como em muitas áreas onde o inglês não é a língua nativa, os controladores podem falar inglês limitado", adverte. "Os pilotos também devem ter consciência de que alguns controladores podem soar proficientes apenas por terem boa pronúncia." Esse tipo de situação, em que o controlador não tem, de fato, domínio do inglês, "pode exacerbar confusões causadas por mudanças em planos de vôo".
A necessidade de checar todos os procedimentos é outra recomendação. O boletim aponta fragilidades do sistema brasileiro. "Embora o uso de radares no controle de tráfego aéreo agora seja generalizado, a experiência dos controladores com seu uso ainda está se desenvolvendo. Isto pode provocar mudanças sutis em procedimentos."
A Alpa diz que o boletim trata da relação entre piloto e operadores, mas as deficiências que levaram à sua publicação vêm da falta de controle e fiscalização do governo brasileiro sobre o controle de vôo.
Para William Voss, presidente da Fundação de Segurança no Vôo - organização sem fins lucrativos baseada na Virgínia, Estados Unidos -, os diálogos dos pilotos Jan Paladino e Joseph Lepore transcritos da caixa-preta do Legacy não devem ser tirados de contexto. Voss disse que é perigoso, diante de uma investigação criminosa, separar certas frases do contexto de comunicação com as torres e daquilo que os pilotos realmente fizeram no ar.
Para Voss, parece ter havido dificuldades na comunicação entre a torre de controle de vôo em São José e os pilotos, por problemas de idioma.
Após mais de três meses do apagão aéreo, o governo ainda estuda um pacote para tentar conter a insatisfação dos controladores de vôo. As propostas incluem a concessão imediata de gratificações, que vão variar entre R$ 600 e R$ 800, para os sargentos da Aeronáutica que trabalham no controle do tráfego aéreo em todo o País. Eles ganham atualmente cerca de R$ 2 mil por mês.
Essa iniciativa seria complementada pela reestruturação da carreira dos controladores de vôo civis. Esse pessoal hoje recebe um pouco mais do que os militares, e passaria a ganhar salários de R$ 3,1 mil.
O pacote em estudo inclui ainda a ampliação do quadro de controladores de vôo civis, com a realização de um novo concurso público, ainda este ano, para contratação de 600 profissionais. Mais adiante, seriam admitidos outros 1,4 mil controladores civis - que, num prazo de dez anos, corresponderiam a mais de 60% do quadro total. Hoje há 2.115 controladores militares e 413 civis.
Os controladores de vôo defendem a desmilitarização da atividade - mudança que conta com o apoio até dos sargentos, que julgam seguir hoje regras mais rigorosas do que os controladores civis. A proposta de desmilitarização, no entanto, é rechaçada pela Aeronáutica, que a partir da semana que vem terá um novo comandante, o brigadeiro Juniti Saito. O ministro da Defesa, Waldir Pires, lembrou ontem ter prorrogado o prazo para que o grupo de trabalho interministerial elabore propostas para o setor.
PEDIDO - Pires disse ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Tráfego Aéreo, Jorge Botelho, que precisa discutir ainda alguns temas com o grupo. Na conversa, ocorrida na semana passada, pediu ainda a Botelho que os controladores tivessem paciência e não tomassem, durante o feriado do carnaval, nenhuma atitude capaz de tumultuar os aeroportos. A previsão é que o grupo de trabalho volte a se reunir no fim da semana que vem, depois que o novo comandante assuma o cargo e o ministro tenha tempo de conversar mais sobre a questão.
Na conclusão do estudo, o grupo de trabalho propôs a desmilitarização do controle do tráfego aéreo no País e a reestruturação do setor. A Aeronáutica fez constar um adendo à conclusão da proposta, informando que discordava do fim do controle militar sobre o setor. O assunto será decidido pessoalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não opinou ainda sobre o tema e já avisou que quer ouvir a opinião de todos os grupos interessados antes de decidir.
A Aeronáutica conseguiu levar sua proposta de concessão de gratificações à Casa Civil da Presidência da República convidando técnicos do Ministério do Planejamento para conhecerem como funciona o complexo sistema de tráfego aéreo, no Cindacta-1, em Brasília. Depois de verem como é a integração dos sistemas de controle de tráfego civil e militar, os técnicos teriam concordado com a proposta das gratificações.