Jogos Pan-americanos Rio-2007

19/10/2005 00h00

Sob a presidência do Deputado Antonio Cambraia (PSDB/CE), a Comissão de Turismo e Desporto realizou nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, reunião de Audiência Pública sobre a previsão orçamentária dos Jogos Pan-americanos Rio-2007 e sobre os planos e projeto para 2005, estruturas e planejamentos para os próximos anos. A iniciativa da realização da audiência partiu do Deputado Antonio Cambraia, Presidente da CTD, e do Deputado André Figueiredo (PDT/CE), 1º Vice-Presidente da CTD, e participaram da reunião como convidados o Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino Neto, e Carlos Arthur Nuzman, Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, e, para falar sobre o orçamento do Pan-americano, Carlos Roberto Osório, Secretário-Geral do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio-2007 - CO-RIO, e José Roberto Miranda Pèrillier, responsável pelo Departamento Técnico do Comitê.

O Presidente do Comitê Paraolímpico salientou a importância do esporte como ferramenta que permite a inclusão social e o aumento da auto-estima do esportista e pediu tratamento equânime de investimentos entre as modalidades olímpicas e paraolímpicas. Segundo Vital, "o sucesso dos Jogos Pan-americanos será uma história onde o homem se irmana e as diferenças desaparecem e o que fica é o sentimento de inclusão e fraternidade, que somente o esporte pode oferecer".

Baseando-se na avaliação do quadriênio anterior (2001/04), o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro apresentou os planos do COB e o planejamento para os Jogos de 2007. Levando em conta a necessária manutenção, renovação e preparação da equipe brasileira para os Jogos e para as próximas olimpíadas em Pequim, Nuzman salientou a criação de uma equipe olímpica permanente em diversas modalidades, e de comissões, que acompanharão e observarão o desenvolvimento técnico dos atletas. Segundo o Presidente do COB, a alta exigência técnica atual inclui a disponibilidade de infra-estrutura de ponta, de comissão técnica de excelência, muito treinamento e participação em competições preparatórias. Nuzman também expôs os esforços do COB para melhorar o desempenho do Brasil na natação. Segundo o dirigente, o comitê vai realizar cursos de especialização e atualização para os técnicos, com treinamento e estágio para os atletas em centros mais desenvolvidos no exterior. Outra iniciativa é a realização de várias competições internacionais de natação no Brasil.

Especificamente sobre a previsão orçamentária para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, o Secretário-Geral do CO-RIO declarou que o montante total será de R$ 691.013.912,00. Neste custo operacional estão incluídas a construção ou melhoramento das instalações para que obedeçam às exigências olímpicas, com equipamentos de alto padrão e tecnologia de ponta, os cuidados com a segurança e o oferecimento de serviços e locações para a imprensa.

Alguns itens necessários, como por exemplo o funcionamento de uma emissora anfitriã de rádio e televisão, ainda estão em negociação com os entes públicos envolvidos (Prefeitura do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Governo Federal). Outros gastos que não estão previstos no orçamento do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio-2007, são as cerimônias de abertura e encerramento, as programações culturais e a tocha pan-americana, dentre outros. Segundo Osório, estes itens não fazem parte das responsabilidades do Comitê de Organização.

O Deputado André Figueiredo elogiou a estruturação do COB e a organização do Pan-americano, mas pediu uma melhor distribuição das bolsas-atleta para os Estados do Norte e Nordeste brasileiros. Para o Deputado cearense, os esportistas do sul e do sudeste estão sendo privilegiados em detrimento dos atletas das regiões menos desenvolvidas do País.

Finalizando, o Deputado Deley (PMDB/RJ) apontou alguns entraves na realização dos Jogos no Rio e recebeu, por parte do Presidente do COB, a garantia de que há tempo hábil para finalizar as obras até 2007. "A boa execução dos Jogos será a grande oportunidade do Rio de Janeiro resgatar a principal porta de entrada turística brasileira", salientou o parlamentar carioca.

A Comissão de Turismo e Desporto realizará amanhã, quinta-feira - 20/10, às 9h30 no Plenário 9 do Anexo II, reunião de audiência pública sobre a crise no futebol brasileiro com as presenças dos Promotores do Ministério Público do Estado de São Paulo, José Reinaldo Carneiro de Bastos e Roberto Porto. Maiores informações sobre as reuniões da Comissão de Turismo e Desporto nos telefones 3216 6832 e 3216 6831.

Claudia Rita Spessatto (claudia.spessatto@camara.gov.br) - Assessora de Imprensa da Comissão de Turismo e Desporto