Crise do setor Aéreo em audiências - Comissões do Congresso querem ouvir autoridades do setor hoje e amanhã

21/11/2006 00h00

A situação do tráfego aéreo com a crise estabelecida na aviação civil, atrasos, cancelamentos e insegurança nos vôos, serão discutidas nesta semana em duas audiências públicas no Congresso Nacional. A primeira acontece hoje, a partir das 10 horas, no Senado, durante reunião conjunta das comissões de Infra-Estrutura, Meio Ambiente, Defesa do Consumidor.

Amanhã (quarta, 22), às 14h30, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados também pretende ouvir o ministro Waldir Pires sobre a crise no setor aéreo. Os deputados querem esclarecimentos sobre os problemas.
Em ambas deverão o ministro da Defesa, Waldir Pires, e outras autoridades do setor . Foram convidados o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, e os presidentes da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), José Carlos Pereira, do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, Marco Antonio Bologna, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Vôo, Jorge Carlos Botelho, e do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio.

Autor do requerimento para a audiência no Sendo Federal, o presidente da Comissão de Infra-Estrutura, Heráclito Fortes (PFL-PI), disse que é preciso encontrar soluções rápidas, 'Espero que o assunto seja pelo menos bem encaminhado e que o problema seja debatido com clareza. Essa é uma questão de Estado, não é política, nem partidária ' .

Segundo o senador, a insegurança no sistema aéreo está trazendo muitos prejuízos ao país. ' Muitos investidores tem deixado de vir ao Brasil por insegurança, e outros que vêm, muitas vezes, nem saem dos aeroportos. Não podemos continuar convivendo com esse tipo de caos que está instalado nos aeroportos e tem prejudicando enormemente a economia, o turismo e a segurança dos passageiros.', afirmou o parlamentar.

 

Brasilturis Jornal — 21-11-06