MTur quer reduzir dificuldades nas fronteiras com países do Mercosul
Ações Comportamentais na Conscientização das Cidades de Fronteiras como Portão de Entrada de Turismo Internacional foi o tema exposto neste sábado (18/11) pelo coordenador geral de Relações Sul-americanas do Departamento de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, Patric Krahl, em palestra no 18º Festival do Turismo de Gramado. Desde 2003 foi criado o projeto Concertação de Fronteiras, que consiste em levantar os principais empecilhos para o aumento do fluxo turístico entre os países do Mercosul e para dar soluções a eles.
No final de outubro passado, foi realizada reunião dos ministérios do Turismo dos países do Mercosul, onde foram apresentados os problemas destacados em pesquisa realizada com os representantes do trade turístico. Dentre eles estão o tempo de espera na aduana, filas de ônibus, desconhecimento da legislação e dos documentos necessários, levando em consideração que o Brasil tem a terceira maior fronteira do mundo.
"A mais emblemática é a tríplice fronteira Brasil, Paraguai e Uruguai. E entre os conflitos está a saída de turistas da Argentina para o Brasil em alta temporada", informou Krahl. Segundo ele, os sul-americanos representaram 40% do total de 5,3 milhões de turistas que estiveram no Brasil em 2005, sendo que os argentinos estão em primeiro lugar no ranking. Daí a importância de sugerir ações que minimizem o desconforto desses turistas na viagem ao Brasil, observou.
Em 2004 foi realizado, na cidade de Santa Maria (RS), o primeiro Seminário do Turismo de Fronteiras - Frontur, que abriu espaço para policiais federais, policiais rodoviários federais e a comunidade local com o objetivo de ouvir seus relatos e sugestões. No ano passado, o Frontur aconteceu em Foz do Iguaçu (PR) e neste ano em Boa Vista (RR).
Algumas ações estratégicas foram sugeridas, como a parceria entre o Ministério do Turismo e o Ministério da Justiça para capacitação das polícias Federal e Rodoviária Federal, além de projetos de motivação da hospitalidade e de palestras sobre migração e os acordos feitos no Mercosul. Está sendo discutida também a idéia de um fundo para tentar solucionar a maior parte dos problemas.
A próxima reunião, com os ministérios do Turismo dos países do Mercosul, será realizada no primeiro semestre de 2007, no Paraguai, em data e cidade a serem definidos.
Ministério do Turismo - 18/11/2006