Brasil mostra na Inglaterra ações contra exploração sexual no turismo

07/11/2006 00h00

LONDRES e RIO - O Brasil levará à 27ª edição da feira World Travel Market, que se realiza em Londres de amanhã até quinta-feira, ações de sucesso na proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual no turismo. Em novembro de 2004, o país assumiu compromisso com o programa Turismo Sustentável e Infância, durante o 1º Fórum Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável. A participação brasileira será como único representante governamental no Comitê Executivo da Força-Tarefa Internacional para a Proteção de Crianças e Adolescentes. Uma das ações a serem apresentadas é a capacitação de profissionais do setor de turismo, com o objetivo de mostrar como proteger essa população, como agir nas situações de risco e, ainda, como denunciar os abusos. No Brasil, o serviço de Disque-Denúncia Nacional de Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes atende pelo número 100.

De acordo com o coordenador do programa de Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo, Sidney Alves Costa, a expectativa inicial era capacitar 24 mil pessoas em 21 estados.

- Sentimos um ambiente favorável entre os parceiros e aumentamos a estimativa para 40 mil. Para nossa satisfação, a receptividade tem sido tão grande que desde julho já estamos capacitando 45 mil multiplicadores, entre proprietários e funcionários de hotéis, pousadas, restaurantes, bares, agências de viagem, operadoras de turismo, empresas aéreas e companhias de táxi - disse.

Ele acrescentou que "com o sucesso do treinamento, o calendário previsto para ser encerrado no último mês de outubro foi estendido na maioria dos estados - houve interesse de outros municípios turísticos e foi aproveitada a presença do facilitador na região para atender à demanda".

A partir de dezembro, a experiência brasileira será levada a outros países da América do Sul. Segundo Sidney Costa, será realizada uma reunião de ministros de Turismo dos países da América do Sul, grupo que é coordenado pelo Brasil desde a última reunião, em outubro do ano passado, no Rio de Janeiro.

Quem também estará presente na feira de Londres para divulgar seus atrativos é o estado de Minas Gerais. O secretário-adjunto de Turismo do Estado, Roberto Fagundes, vai estar presente no estande da Embratur para mostrar roteiros turísticos mineiros aos europeus. Essa feira é considerada o maior fórum global da indústria de turismo.

Segundo dados do Ministério do Turismo, em 2005, 169 mil turistas ingleses visitaram o Brasil, um aumento de 12,76% em relação a 2004. O país ocupa o 11º lugar entre os países emissores de turistas para o Brasil. Pesquisas realizadas pelo Ministério do Turismo e a Embratur mostram que os principais aspectos que levam os ingleses a escolher o Brasil para passar suas férias são: o clima, o povo e as praias. O Rio de Janeiro lidera o ranking das cidades mais visitadas pelos britânicos, com 57,6%, seguida por São Paulo (30,8%), Foz do Iguaçu (28,3%), Salvador (17,5%) e Florianópolis (9,7%).


Jornal O Globo — 07-11-06