Brasil aposta no turista que viaja a trabalho

08/11/2006 00h00

Londres - O foco nas viagens de negócios foi o ponto central da estratégia do Ministério do Turismo para estimular o crescimento do fluxo de turistas para o Brasil, explica a presidente da Embratur, Jeanine Pires, anfitriã do estande do Brasil no World Travel Market, em Londres. O evento, que acontece esta semana em Londres, é a maior feira de turismo e negócios da Grã-bretanha, mercado que trouxe ao país 169,5 mil turistas no ano passado, 12,7% a mais que no ano anterior.

- As relações de trabalho no mundo mudaram e a forma de promover os destinos também precisava mudar - explica Jeanine, observando que boa parte dos profissionais de hoje no mundo tira períodos de férias curtos espalhados ao longo do ano e muitas vezes os associa a viagens de negócios.

Para atrair o turista em viagem de negócios, a Embratur fortaleceu sua presença na Europa, organizando seus escritórios na Itália, Franca, Inglaterra, Alemanha, Portugal e Espanha, Estados Unidos, e também os comitês que mantém nas embaixadas brasileiras na América Latina.

Abastecida de números que refletem um cenário bastante positivo para o turismo brasileiro, a presidente da Embratur explica, entusiasmada, o crescimento do setor na área de negócios no Brasil nos últimos três anos e a estratégia do governo brasileiro para aumentar ainda mais o quadro que fez subir de 5,3 milhões, em 2005, para, 6,6 milhões, até agosto deste ano, o número de passageiros desembarcados de vôos vindos do exterior.

Neste período, o governo investiu em pesquisas para saber que imagem o potencial turista estrangeiro tinha do Brasil, mapeou o calendário de eventos de negócios internacionais e procurou as associações de classe para estimular a vinda de congressos e eventos para o país.

- O número de vôos internacionais no país aumentou de 550, há três anos, para 720, em janeiro deste ano, mas fomos afetados pela crise da Varig, que chegou ao auge em julho, quando este número caiu para 610 - enumera Jeanine, que prevê que a volta ao patamar de janeiro só aconteça a partir do segundo semestre do ano que vem.

Na onda de investimentos na atração de mais turistas para o Brasil, a TAM inaugurou há uma semana seu vôo direto de São Paulo para Londres e a TAP acrescentou mais um dia na sua rota Natal - Lisboa, passando a oferecer vôos diários para a capital portuguesa a partir de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza, e seis vezes por semana a partir de Natal.


Jornal Globo- 07-11-06