Números do turismo mundial. Alta de 4,5% - Até agosto, número de turistas internacionais superou 578 mihões

07/11/2006 00h00

A Organização Mundial do Turismo mostra que o turismo em todo o mundo cresceu com a média de 4,5% nos oito meses balizados até agora neste ano. Foram 578 milhões de viajantes, 25 milhões a mais em relação ao período janeiro-agosto de 2005.

A previsão até o final do ano é para um número recorde de 806 milhões, segundo o barômetro da OMT, indicando que o crescimento em 2007 deverá seguir ao ritmo mundial de 4%.

O panorama geral segue bastante positivo segundo a organização. A economia mundial fortalecida e os câmbios favoráveis tem sido um alento para os turistas em todo o mundo.

O continente africano está à frente do crescimento mundial, vai chegar a 10,6% no final deste ano. Na África Subsahariana, registraram-se os melhores resultados, impulsionados particularmente com destinos como Kenia, Moçambique, Swazilandia, Seychelles e África do Sul. Na África do Norte, Marrocos alcançou 9,3%

A segunda região com melhores índices foi a Ásia e Pacífico, com 8,3%. No Oriente Médio, os resultados chegaram a 6%.

Na Europa, o crescimento alcançou 3,1%. Acima das previsões modestas que exisitam à primeira vista. Na Europa do norte estão os melhores números de crescimento, com 6%.

Nas Américas, a Central teve 8,7%, o Caribe 5,1% e a América do Sul alcançou 8,1%. Foram os melhores números alcançados nos últimos anos, embora na América do Norte a média continental tenha sido prejudicada com apenas 0,4%, o Canadá ( menos 4,1%), e o México (menos 3,8%) registrando índices negativos.


Brasilturis Jornal — 07-11-06