Palestras, turismo cívico e presença de atletas olímpicos ampliam caráter pedagógico das olimpíadas escolares 2006
Iniciado em 2005, o projeto de recuperação da importância do esporte estudantil ganhou corpo em apenas um ano e adquiriu um novo perfil. Com um calendário que equilibra as competições com ações educacionais, a primeira fase da etapa nacional das Olimpíadas Escolares - JEBs 2006 acontece a partir desta sexta-feira, dia 6, até 15 de outubro no Distrito Federal, reunindo 2.700 estudantes de 15 a 17 anos, de 632 instituições de ensino públicas e privadas de 25 estados brasileiros. A Cerimônia de Abertura será realizada às 18h desta sexta-feira, no Ginásio do Cruzeiro. "Estamos avançando na programação das Olimpíadas Escolares e oferecendo várias atividades educacionais ligadas ao esporte para os participantes. Acreditamos que, desta forma, estamos reforçando ainda mais os laços entre esporte e educação", disse Edgar Hubner, superintendente de eventos do Comitê Olímpico Brasileiro e diretor geral das Olimpíadas Escolares.
Uma série de atividades, paralelas às competições esportivas, ampliará os ideais de inclusão social e complementação da educação pedagógica nas escolas. Atletas como o jogador da seleção brasileira de basquete Demétrius, o mesa-tenista Hugo Hoyama (que acenderá a pira olímpica na Cerimônia de Abertura) e a nadadora Rebeca Gusmão se encontrarão com os alunos ao longo do evento, contribuindo com o aumento do interesse dos jovens pelo esporte.
Estão programadas, ainda, palestras com o treinador da seleção masculina de basquete, Antonio Carlos Barbosa; com técnicos de todas as demais modalidades do programa de competições; e com Nira Lima, do Departamento Cultural do Comitê Olímpico Brasileiro, sobre Olimpismo. Os atletas do xadrez poderão participar de uma Simultânea - na qual um jogador enfrenta vários outros ao mesmo tempo - com o Mestre Internacional Sandro Heleno Trindade. Outro evento é o Turismo Cívico, uma verdadeira aula itinerante que levará os alunos por diversos pontos turísticos do Distrito Federal.
Após as seletivas municipais e estaduais, a etapa nacional das Olimpíadas Escolares JEBs 2006, dividida em duas categorias, encerra o calendário esportivo escolar deste ano. A segunda fase das Olimpíadas acontecerá em Poços de Caldas (MG), 17 a 26 de novembro, com alunos de 12 a 14 anos.
No Distrito Federal, o tênis de mesa faz sua estréia nas Olimpíadas Escolares, aumentando para nove o número de modalidades esportivas no programa, composto ainda por futsal, vôlei, basquete, handebol, xadrez, natação, atletismo e judô.
Basquete, tênis de mesa e xadrez abrem o calendário de competições no sábado, dia 7. O sistema de disputa das Olimpíadas também tem novidades: a colocação final determinará a composição de duas divisões a serem implantadas em 2007. A Divisão Especial será formada pelos estados representados pelas equipes classificadas do 1º ao 12º lugares em 2006, ao passo que a Primeira Divisão terá no próximo ano os classificados a partir da 13ª posição.
Mais uma vez, o Programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, representará um estímulo à qualidade de desempenho dos estudantes. Durante toda a competição, serão selecionados, por técnicos e árbitros, 24 atletas dos esportes coletivos (três meninos e três meninas em cada modalidade) e os três primeiros colocados nas provas individuais. Preenchidos os pré-requisitos exigidos pelo Ministério, estes atletas passam a receber a bolsa no valor de R$ 300,00 no ano de 2007. Um incentivo fundamental para quem pretende conciliar a prática esportiva com os estudos.
As Olimpíadas Escolares JEBs 2006 são fruto de uma parceria entre o COB e o Ministério do Esporte, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal.
COB - 05.10.2006