Ministro do esporte do Reino Unido considera Rio 2007 fundamental para a candidatura olímpica a 2016

14/09/2006 00h00

O Ministro do Esporte do Reino Unido, Richard Caborn, considera que a realização dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 aumentam as chances da postulação do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. "Assim como os Jogos da Comunidade Britânica Manchester-2002 ajudaram Londres a vencer a candidatura para os Jogos Olímpicos de 2012 , os Jogos Pan-americanos certamente serão decisivos para a campanha do Rio para 2016", explicou o Ministro, durante um almoço oferecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em sua homenagem.

O Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, afirmou que a vitória da candidatura de Londres deixa para o Rio uma importante mensagem no campo social, valorizando o esporte como veículo de integração da sociedade. "Precisamos entender a dimensão dos Jogos Olímpicos e olhar para o futuro sem limitar nossa visão. Devemos fazer bem nossa lição de casa, que são os Jogos Pan-americanos Rio 2007", considerou Nuzman, que ofereceu uma salva de prata ao Ministro.

O Ministro Caborn disse acreditar numa mudança de postura do Movimento Olímpico Internacional com o objetivo de universalizar os Jogos Olímpicos. "A FIFA levou o Mundial de futebol para a África. É perceptível que há uma tendência de levar os Jogos Olímpicos para continentes que nunca os receberam, como a América do Sul", disse Caborn, que antes do almoço sobrevoou as obras das instalações dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e assistiu a uma apresentação a respeito da organização do evento multiesportivo na sede do COB.

Durante seu discurso, Richard Caborn destacou que o apoio de todas as esferas do Governo Britânico foi decisivo para a vitória da candidatura de Londres aos Jogos Olímpicos de 2012. "Conseguimos aprovar uma lei que criou uma loteria especial para financiar os Jogos. A euforia que tomou conta de todos no dia 6 de junho deste ano se converteu em ações concretas de apoio aos Jogos por parte da iniciativa privada, do Governo e da própria população", destacou Caborn.

Acompanharam o Ministro Richard Caborn o Embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Collecott, o Cônsul-Geral do Reino Unido no Brasil, Tim Flear, o Deputy Cônsul-Geral Adjunto do Reino Unido no Rio de Janeiro, Tim Dearden, e o Membro do Parlamento John Mann. Também estavam presentes ao evento o Secretário Executivo de Ações Governamentais para os Jogos Pan-americanos do Governo Federal, Ricardo Leyser, do Ministério do Esporte, a Secretária Estadual de Esportes, Denise Mattioli, o Secretário Municipal de Fazenda, Francisco de Almeida e Silva, o Secretário Especial Municipal para o RIO 2007, Ruy Cezar, o Subsecretário Especial Municipal para o RIO 2007, Claudio Versiani, a Subsecretária de Desenvolvimento Urbano, Ângela Fonti, e o Vereador Carlo Caiado (PFL), Relator da Comissão Especial de Acompanhamento dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, entre outras autoridades.


COB - 14.09.2006