Mares Guia defende mais verbas para o turismo

04/09/2006 00h00

Ao abrir a 14ª Reunião do Conselho Nacional do Turismo, em Manaus (AM), o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, afirmou que pretende aumentar o volume de investimentos do Governo Federal no setor.

Mares Guia afirmou que pretende utilizar o planejamento realizado pelas Câmaras Temáticas do conselho para "sensibilizar" o Congresso Nacional na elaboração do Orçamento Geral da União.

"Vamos chegar ao final do governo, aos três anos e dez meses de funcionamento do conselho, com um planejamento extraordinariamente bem feito para o nosso setor. Não tem mais sentido que isso não se reflita mais no nosso orçamento", disse o ministro, ao elogiar o trabalho apresentado pela Câmara Temática de Regionalização. "É muito importante a iniciativa da Câmara para que os agentes públicos comecem a se movimentar no sentido de influenciar na elaboração do orçamento".

A reunião começou com um balanço do desempenho do setor turístico no Brasil e seus reflexos na economia, apresentado pelo próprio ministro. "Vamos realizar este ano, em termos de investimento, dez vezes mais do que realizamos em 2003; é para o empresário mais cético do turismo não ter nenhuma dúvida de que temos uma meta", afirmou Mares Guia. Ele apresentou os números executados pelo governo em investimentos no Turismo: até 25 de agosto o Ministério do Turismo havia investido cerca de R$ 1 bilhão, 93,2% do orçamento; em 2003 esse volume foi de R$ 127,1 milhão.

O Conselho Nacional de Turismo foi criado, em 2003, seguindo o modelo de gestão pública descentralizada, implementado pelo Ministério do Turismo. Tem como objetivo assessorar o ministério na formulação e aplicação da Política Nacional de Turismo, planos, programas e projetos derivados dela. É composto por 63 membros, sendo 23 representantes de instituições públicas e 40 do setor privado.

O colegiado está estruturado em dez Câmaras Temáticas (Legislação, Regionalização, Segmentação, Qualificação Profissional, Infra-estrutura, Financiamento e Investimento, Promoção e Apoio a Comercialização, Qualificação da Superestrutura, Turismo Sustentável e Infância e Tecnologia da Informação do Turismo), uma forma de agrupar por temas as diversas instituições que compõem o colegiado. O objetivo é identificar e discutir os problemas do setor, a fim de encaminhar e propor ações.

Participaram também da reunião do CNT a presidente da Embratur, Jeanine Pires; o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Márcio Favilla; o secretário-executivo do CNT e secretário nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira, e a secretária nacional de Programas e Desenvolvimento e Turismo, Maria Luisa Leal

Jornal de Turismo — 04-09-06