Rio 2016: presidente do COB e prefeito aprovam escolha do Rio de Janeiro como cidade postulante

01/09/2006 00h00

O Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, e o Prefeito do Rio, Cesar Maia, aprovaram nesta sexta-feira a escolha por aclamação, pela Assembléia do COB, do Rio de Janeiro como cidade brasileira postulante à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Durante a Assembléia realizada em um hotel da zona sul do Rio, Nuzman e Cesar Maia sublinharam a importância da organização dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007 no processo da candidatura carioca.

"A Assembléia do COB está convencida de que a experiência na organização dos Jogos Pan-americanos e dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007 terá um peso altamente favorável perante o Comitê Olímpico Internacional, o que faz do Rio de Janeiro a cidade brasileira mais capacitada para postular os Jogos Olímpicos de 2016. A antecedência na definição e no anúncio da cidade brasileira postulante aos referidos Jogos dará mais tempo ao COB para trabalhar na elaboração de um excelente projeto", explicou Carlos Arthur Nuzman.

Na avalização de Nuzman, a construção de instalações de nível olímpico para os Jogos Rio 2007 pode desequilibrar em favor do Rio a disputa para sediar as Olimpíadas de 2016. "O Rio de Janeiro será a única cidade no Brasil e na América Latina que contará com um conjunto de modernas instalações de nível olímpico já prontas durante a postulação da candidatura, como as do hipismo, atletismo, desportos aquáticos e tiro esportivo", afirmou Nuzman, que também é membro do Comitê Olímpico Internacional (COI).

O Prefeito recebeu da própria Assembléia o anúncio da decisão. "Estamos muito honrados com essa indicação. Vamos trabalhar com afinco para lutar pela realização deste sonho", disse. Cesar Maia aproveitou a ocasião para adiantar ações destinadas ao RIO 2007 que visam simultaneamente à candidatura para 2016. "Nos próximos 20 dias apresentaremos um plano de reformulação do sistema de transporte em três regiões do Rio. Sem dúvida isso contribuirá para a candidatura da cidade. Nosso dever de casa é fazer dos Jogos Pan-americanos um sucesso. O RIO 2007 provará que estamos maduros", afirmou o prefeito, que assinou, juntamente com o Presidente do COB, uma carta a ser enviada ao COI oficializando a postulação do Rio de Janeiro a ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

A Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, também assinou nesta sexta-feira, dia 1º, uma carta ao COI ratificando o apoio do Governo do Estado. O Ministro do Esporte, Orlando Silva, foi contatado e informou que o Governo Federal está preparando a documentação de apoio à candidatura brasileira.


COB - 01.09.2006