Estudo do MTur é aprovado por especialistas
O estudo do Ministério do Turismo, por meio da Embratur, "Demanda Turística Internacional 2004/2005" recebeu a aprovação dos cerca de 70 especialistas que assistiram ontem à apresentação de sua metodologia na 5ª Conferência Nacional de Estatística (Confest), que acontece na sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro.
O aperfeiçoamento metodológico utilizado para realização do estudo foi apresentado pelo professor Wilson Abraão Rabahy, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe/Usp). A pesquisa inaugura uma nova série do levantamento e revela o comportamento do turista estrangeiro no Brasil. "Locais de pesquisa, etapas apuradas, tamanho da amostra e análise por motivo de viagem foram os principais componentes aprimorados", explicou Rabahy.
Segundo o MTur, foi unânime entre os participantes o reconhecimento da pesquisa como instrumento que pode auxiliar na elaboração da Conta Satélite do Turismo (CST) do Brasil. Para o consultor da Organização Mundial do Turismo (OMT) e implementador da CST do Canadá, Scott Meis, essa é "uma estatística impressionante". "O que vi é muito melhor do que o que tenho visto em outros países, como França e Estados Unidos", completou.
Para o consultor do IBGE, João Evangelista, o levantamento revela resultados mais consistentes em relação ao que era feito. "Agora temos um melhor retrato do que é o turismo internacional no Brasil, que serve para orientar o trabalho tanto do setor público como do privado, além de fornecer informações importantes para a CST", disse.
Panrotas — 24-08-06