BNDES vai financiar compra de aviões da Embraer

17/08/2006 00h00

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca, anunciou a abertura de linha de crédito para aviões fabricados no Brasil, que permite o financiamento de até 85% do valor da aeronave. A ação favorece principalmente a Embraer, única construtora brasileira de aviões.

Segundo o presidente do BNDES, a formatação da linha de crédito vem sendo discutida com a indústria e as empresas aéreas brasileiras, como Gol e Tam, desde o ano passado. Mas no entanto, até o momento, apenas a Varig Log, dona da Nova Varig, anunciou que apresentará formalmente uma carta consulta (primeiro passo para a obtenção de um financiamento) ao banco para a compra de 50 aeronaves, o que, segundo a empresa, não que dizer que a Varig vá realmente oficializar estas compras.

O custo financeiro será formado por total de 90% de Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) - hoje fixada em 7,5% ao ano - mais dólar americano (10% do custo total). O spread cobrado pelo banco poderá cair da média de 2% a 1,5% ao ano para 1% ao ano, em caso de concorrência internacional. Não há limite especificado em termos de valor para os financiamentos.

"O BNDES operava até agora linhas voltadas para as vendas da Embraer no mercado internacional, formatadas em dólar e com prazos que buscavam ser compatíveis com aquele oferecido pelos bancos das concorrentes. Esse trabalho foi bem sucedido e agora há um formato adequado para a venda no mercado local", afirmou Fiocca. A linha pode ser utilizada para a compra de qualquer tipo de aeronave, desde que fabricada no País.


Panrotas — 17-08-06