Diretora da Embratur destaca investimento em atrações para estrangeiros

02/08/2006 00h00

Pesquisa realizada pela Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo em parceria com o Ministério do Turismo revela que número de turistas estrangeiros no país aumentou no ano passado: foram 5,358 milhões, contra os  4.793 milhões visitantes em 2004.

De acordo com a diretora de Turismo e Negócios do Instituto, Jeanine Pires, o crescimento médio é quase três vezes maior do que o mundial nessa área. "Em 2005, a média mundial das viagens foi de 5% e no Brasil, de 12%", disse, em entrevista ao programa Revista Brasil da Rádio Nacional AM. Ela informou ainda que cerca de 98% dos entrevistados — o equivalente a mais de 45 mil pessoas — disseram que gostariam de voltar ao Brasil. 

Sobre o desempenho econômico, boletim do ministério aponta que o faturamento no primeiro trimestre deste ano cresceu 37% no mercado pesquisado. O mais elevado índice ocorreu no ramo de atrações turísticas e parques temáticos, com aumento de cerca de 15%. 

O orçamento para investimentos em turismo também aumentou, principalmente na promoção internacional do país. Na avaliação da diretora, o Brasil superou a forma desvirtuada de se promover com o foco na sensualidade do povo: "Hoje a gente promove o Brasil por meio de produtos, destinos e segmentos de mercado. Queremos reforçar a diversidade de produtos. O turista estrangeiro é experiente, ele não só exige uma boa infra-estrutura e serviços, mas quer conhecer aquilo que nos diferencia dos outros povos".

O estudo, disse Janine Pires, permitiu avaliar quais são as impressões dos turistas estrangeiros em itens como limpeza urbana, serviços e estrutura hoteleira. Os dados, acrescentou, servirão de instrumentos para políticas públicas e privadas no setor.

Como fatores positivos, os turistas consideram a hospitalidade do povo e as riquezas naturais. O item que obteve maior índice de reprovação foi a limpeza urbana. De acordo com o estudo, o Brasil é o destino de europeus — principalmente portugueses, espanhóis, franceses e italianos. Quando o referencial é o continente americano, os norte-americanos, paraguaios, uruguaios, chilenos e especialmente argentinos são os que mais visitam o país.

Em geral, os turistas europeus como ingleses e suíços, além de canadenses e norte-americanos gastam três vezes mais do que os visitantes da América do Sul. A pesquisa identificou também o destino dos visitantes: quando a intenção da viagem é o lazer, os lugares mais procurados são Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, São Paulo, Florianópolis e Salvador; para negócios e eventos, São Paulo, Rio, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte são os locais que mais recebem turistas.


Ag. Brasil de Notícias — 02-08-06