Campeãs olímpicas de vôlei de praia serão homenageadas neste domingo, dia 6, no Rio de Janeiro
A conquista da primeira medalha de ouro feminina para o Brasil na história dos Jogos Olímpicos será revivida neste domingo, dia 6, no Rio de Janeiro. O décimo aniversário do feito de Jacqueline Silva e Sandra Pires, obtido nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 merecerá uma homenagem especial do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Voleibol. Reunida novamente após a separação em 1997, a dupla brasileira enfrentará as americanas Annet Davies e Jennifer Jordan em jogo comemorativo numa arena montada na Marina da Glória, um dos mais belos cartões postais do Rio de Janeiro. O evento faz parte das celebrações da Semana Olímpica.
A conquista de Jacqueline e Sandra ocorreu no dia 27 de julho de 1996, após vencerem na final olímpica as também brasileiras Adriana Samuel e Mônica Rodrigues. A vitória por 2 sets a zero (2 x 0), com parciais de 12/11 e 12/06, fez com que Jacqueline e Sandra entrassem para a história do esporte brasileiro e também mundial, já que os Jogos de Atlanta marcaram a primeira disputa do vôlei de praia no Programa Olímpico.
Outras personagens da conquista histórica também serão homenageadas na Marina da Glória: as vice-campeãs olímpicas Adriana e Mônica; Fernando Tovar, chefe de equipes de vôlei de praia em Atlanta-96 e atual gerente técnico do Departamento Técnico do COB; Wantuil Coelho, técnico de Jacqueline e Sandra em 1996; e Maria Amélia Villas Boas, árbitra na disputa dos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996.
Além da homenagem do COB e da CBV, algumas histórias de superação das duas duplas finalistas na disputa feminina de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos Atlanta 1996 estão contadas no livro "Atleta Substantivo Feminino - 20 Mulheres Brasileiras", do jornalista Oscar Valporto. O livro foi lançado pelo Selo COB / Cultural em maio passado.
COB - 31.07.2006