Olimpíadas universitárias JUBS 2006 reunirão 3.200 participantes no Distrito Federal

18/07/2006 00h00

A união entre esporte e educação será celebrada mais uma vez a partir da próxima semana. Com o objetivo de revitalizar as competições universitárias e promover a prática esportiva nas universidades públicas e privadas do país, serão realizadas entre os dias 22 e 29, em Brasília (DF), as Olimpíadas Universitárias JUBs 2006. A competição reunirá aproximadamente 3.200 participantes, sendo cerca de 2.700 alunos, de 215 entidades de ensino superior, em disputas de oito modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, judô, vôlei e xadrez. "Este é um projeto que tem o imprescindível papel de aliar a formação acadêmica ao esporte de alto rendimento", disse o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. "O esporte é indiscutivelmente uma das atividades que melhor contribuem para a inclusão social e para a formação educacional e cívica de nossos jovens", completou Nuzman.

As Olimpíadas Universitárias reúnem atletas entre 18 e 28 anos e são realizadas anualmente com etapas estaduais e nacionais. A organização nacional do evento é de responsabilidade do COB, da Confederação Brasileira de Desportos Universitários e do Ministério do Esporte. As etapas estaduais são organizadas pelas Federações Universitárias de cada estado, com apoio do COB e da CBDU. Nas seletivas estaduais, foram definidas quais universidades representarão seu estado em cada uma das modalidades a serem disputadas no Distrito Federal.

Para a realização da etapa nacional, o Comitê Olímpico Brasileiro utiliza os recursos da Lei Agnelo/Piva, com base no percentual destinado ao desporto universitário. Participam das Olimpíadas Universitárias JUBS 2006 os 27 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

Em 2005 as Olimpíadas Universitárias inauguraram uma nova era para o esporte universitário brasileiro. Fruto de uma parceria de oito anos (dois ciclos olímpicos) entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o evento passou a substituir os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

As Olimpíadas Universitárias e os antigos JUBS já revelaram vários atletas que se destacaram em Jogos Pan-americanos e Jogos Olímpicos. Entre eles: Paula e Hortência (basquete), Aurélio Miguel, Rogério Sampaio, Tiago Camilo e Flávio Canto (judô), Bruno Souza, Idalina Borges e Aline Pará (handebol), Róbson Caetano e Matheus Inocêncio (atletismo), Fernando Scherer, Rogério Romero, Luiz Lima e Djan Madruga (natação) e Hugo Hoyama (tênis de mesa).

As Olimpíadas Universitárias JUBS 2006 são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte e Confederação Brasileira de Desportos Universitários, com apoio do Governo do Distrito Federal e da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal.

COB - 12.07.2006