Com a presença do Presidente Lula, Rio 2007 apresenta mascote

18/07/2006 00h00

Com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) lançou, nesta quinta-feira, dia 13, a Mascote dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, cuja Cerimônia de Abertura será celebrada exatamente dentro de um ano, no Maracanã. O Presidente Lula destacou a competência com que estão sendo organizados os Jogos. "O Brasil já demonstra que não deve nada a ninguém na realização de eventos. Os Jogos Pan-americanos são uma prova concreta de que o país pode organizar novamente uma Copa do Mundo em 2014, depois de ter feito uma em 1950, e sonhar com os primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul", comentou o Presidente Lula, que compareceu ao evento ao lado de Dona Marisa da Silva.

O evento desta quinta-feira, dia 13, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, comemorou a data de um ano para os Jogos, e teve como ponto alto o lançamento da Mascote. O Presidente do CO-RIO e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, destacou a importância da participação dos Governos Federal, Estadual e Municipal. "Neste momento em que lançamos a Mascote, estamos a 365 dias dos Jogos, o mais importante evento da história esportiva do Brasil. Os Jogos Pan-americanos, cuja Mascote estamos lançando, já são uma realidade. O Rio 2007 atraiu os holofotes do mundo para o Brasil, capacitando pessoas de diversas áreas de atuação em busca do objetivo de fazer desta a melhor edição possível dos Jogos. Estamos dando ao Rio de Janeiro e ao Brasil qualificação para sediar megaeventos esportivos, como os Jogos Olímpicos", avaliou Nuzman.

O Ministro do Esporte, Orlando Silva, disse esperar que o Brasil seja inserido de vez no cenário esportivo internacional. "O RIO 2007 é um trabalho, sobretudo, de inclusão social. É um incentivo para que a população participe e esteja em contato direto com o evento. Mais de 1 milhão de crianças estão inseridas nesse contexto, através do esporte. Desejo que o Sol, simbolizado pela nossa Mascote, ilumine e aqueça o coração dos nossos atletas", comentou o Ministro Orlando Silva. A Governadora Rosinha Garotinho também comemorou a chegada da Mascote. "O Rio 2007 será uma dourada recordação para todos que aqui estiverem. A escolha do Sol é oportuna, nosso país tem o calor do povo e do clima", comentou a Governadora Rosinha.

O Prefeito em exercício do Rio de Janeiro, Ivan Moreira, destacou que os Jogos influenciarão para sempre na melhoria de qualidade de vida do povo carioca. "Os Jogos são um marco na vida desta cidade", declarou Ivan Moreira. O Presidente do Comitê Olímpico Paraguaio, Ramón Zubizarreta, representando o Presidente da Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA), Mario Vázquez Raña, disse que a entidade reconhece o enorme esforço realizado pelo CO-RIO na construção dos Jogos Pan-americanos. "A ODEPA e os 42 países das Américas confiam plenamente no Brasil. Dentro de um ano estaremos aqui para celebrar o início dos Jogos, que podem até levar o Rio de Janeiro e o Brasil a sediar futuramente os Jogos Olímpicos.

Escolha do nome

A Mascote terá seu nome escolhido através de votação popular, entre esta sexta-feira, dia 14, e 4 de agosto e, conhecido publicamente no início de agosto - as opções são Cauê, Luca e Kuara. A votação será realizada através do site www.rio2007.org.br e de urnas eletrônicas em telejornais locais da TV Globo do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Brasília, de Belo Horizonte e de Recife e de suas afiliadas, TV Mirante (Maranhão) e RBS (Porto Alegre e Florianópolis), de cupons nos jornais O Globo, Extra e Expresso e através de SMS dos clientes Oi, um dos patrocinadores oficiais dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

Para animar o evento em que foi apresentado a Mascote, o CO-RIO escolheu a cantora Fernanda Abreu, a banda AfroReggae e o Grupo de Dança Deanima, que levou ao palco bailarinos e acrobatas do Circo das Artes. Durante o espetáculo, bailarinos e acrobatas foram comandados pela cantora Fernanda Abreu, em um espetáculo de aproximadamente 20 minutos. Entre as atrações, um balé, com quatro atos, que representou os pássaros da marca do RIO 2007, os países que participarão do evento, a euforia do esporte e a alegria e a união trazidas pelo Sol. Ao fim, para a recepção da Mascote, a banda AfroReggae fez a percussão para Fernanda Abreu cantar a música O dia em que o Sol declarou seu amor pela Terra, de Jorge Benjor.

Produzido pela Befit, o evento mobilizou mais de 100 profissionais e levou ao palco dois acrobatas do Circo das Artes e 115 bailarinos do grupo de dança Deanima, dos quais 100 são crianças que participam de seu projeto social.



COB - 13.07.2006