Sindicalistas discutem políticas para o setor de turismo

17/07/2006 00h00

Mais de 500 sindicalistas estarão reunidos em Brasília, durante esta semana, no VI Congresso Nacional de Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade.O objetivo é debater políticas públicas para o setor. Um documento final, em forma de uma pauta de reivindicações das categorias profissionais representadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo (Contratuh), será apresentado aos candidatos à Presidência da República.

O evento, promovido pela Contratuh, foi aberto ontem (16/07) no Hotel San Marco. O secretário Nacional de Políticas do Turismo, Airton Pereira, representou o Ministério do Turismo. Estavam presentes também o Diretor Presidente da Contratuh, Moacyr Roberto Tesch Auersvald, o presidente da Confederação Nacional de Turismo (CNTur), Nelson de Abreu Pinto, o advogado e membro do corpo técnico do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Hélio Stefani Gherardi, e outras autoridades do setor.

Durante o Congresso os sindicalistas vão reiterar os compromissos do Grupo Turismo e Hospitalidade em questões importantes para o segmento como combate ao turismo sexual, regulamentação de profissões e manutenção do Ministério do Turismo. A necessidade de qualificação da mão-de-obra no turismo e a regulamentação dos jogos no Brasil, especialmente bingos e cassinos, também terão prioridade nos debates.

Airton Pereira fez uma avaliação positiva do desenvolvimento do turismo no País para os integrantes do VI Congresso da Contratuh. "Estamos investindo em projetos de infra-estrutura turística, qualificação profissional e campanhas de promoção. Com isso geramos empregos, distribuímos a renda e atraímos divisas", disse. Ele lembrou que o orçamento do MTur cresceu dez vezes desde a criação da pasta em 2003, atingindo neste ano a marca de R$ 1,3 bilhão.

O secretário comentou a participação da Contratuh no Conselho o Nacional de Turismo (CNT), presidida pelo Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia. "O Moacyr Roberto sempre teve participação significativa nas reuniões já realizadas pelo CNT, levando a palavra dos trabalhadores, sempre de forma construtiva". (Isabel de Assis Fonseca)

Ministério do Turismo - 17/07/2006