Câmara homenageia os 60 anos do Sistema CNC-SESC-SENAC

11/07/2006 00h00

Os 60 anos da Confederação Nacional do Comércio (CNC), do SESC e do SENAC receberam homenagem hoje (11/07), em Brasília. No Plenário da Câmara dos Deputados foi realizada Sessão Solene pelas seis décadas do Sistema, reunindo representantes das três entidades, parlamentares e público representativo de vários Estados brasileiros. A data comemorativa será festejada, ainda, em diversos eventos paralelos sobre a história das instituições do comércio e amostras de projetos da CNC, do SESC e do SENAC.

A Sessão Solene foi presidida pelo deputado José Thomaz Nonô (PFL/AL), 1º vice-presidente da Câmara, e pelo autor do iniciativa, deputado Paulo Delgado (PT/MG). Fizeram parte da Mesa da Sessão Solene o presidente da CNC, Antônio Oliveira Santos, os diretores gerais dos Departamentos Nacionais do SESC e do SENAC, Maron Emile Abi-Abib e Sidnei Cunha, Gil Siuffo, vice-presidente financeiro da CNC, Cléia Lontra, secretária-geral da CNC, e Sidney Cunha, diretor-geral do SENAC. Todos os presidentes da Fecomércio nos estados e diretores regionais do SESC e do SENAC compareceram à cerimônia. Vários parlamentares presentes à sessão proferiram discursos e cerca de 500 espectadores, representando vários Estados da Federação, compareceram à homenagem.

O deputado Asdrubal Bentes (PMDB/PA), presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados, associou-se às homenagens prestadas à CNC e ao Sistema SESC/SENAC e declarou que "todos da Comissão têm consciência da importância deste Sistema para o País, particularmente para o turismo brasileiro". O parlamentar paraense admitiu, no entanto, que há muito trabalho a ser feito e que o sistema público e os legisladores precisam assumir com a categoria o compromisso de debelar alguns gargalos que ainda atropelam o turismo nacional, como, por exemplo, a questão do visto brasileiro para o turista internacional. Segundo Asdrubal, com a aprovação da Lei Geral do Turismo ainda este ano, "teremos as ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento desta atividade que, sem dúvida, atuará de forma mais eficaz no combate ao desemprego e no aumento da geração de renda". Finalizando, o presidente da CTD saudou todos os membros da CNC, empresários, trabalhadores, em particular os do Estado do Pará, onde o Sistema presta relevante serviço econômico e social.

Além da Sessão Solene, que foi seguida por coquetel no Salão Verde, acontece exposição de publicações do SESC e do SENAC e exibição de vídeo sobre as entidades. O Sistema CNC-SESC-SENAC colocará à disposição do público uma unidade do OdontoSESC e outras duas, do Projeto Passaporte para a Saúde e de Alimentação. A mostra "Pós-Impressionismo e as Origens da Pintura Moderna", do projeto nacional ArteSESC, estará em cartaz e, fechando as comemorações, haverá uma apresentação do Projeto Minas ao Luar, que levará tradicionais seresteiros à Capital. Durante todo ano de 2006 o SESC desenvolverá diversas ações em todos os Estados em comemoração aos 60 anos, que serão completados em 13 de setembro. O SENAC chegou aos 60 anos em janeiro e a CNC em 2005.


Claudia Spessatto (claudia.spessatto@camara.gov.br)

Assessora de Imprensa da CTD — Brasília/DF em 11/07/06