Campanhas brasileiras de proteção à criança são exemplos para o mundo
As ações do Grupo de Trabalho Regional da Organização Mundial de Turismo (OMT) para a proteção de crianças e adolescentes da exploração sexual no turismo foram apresentadas no 1º Seminário Regional sobre Ética no Turismo, nos dias 29 e 30 de junho, em Quito (Equador). Durante o painel, palestrantes discutiram as melhores experiências desenvolvidas nos diversos países.
A consultora do Programa Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo Fabiana Gorestein apresentou as ações do Grupo de Ação Regional. Duas experiências brasileiras são apontadas como exemplos a serem copiados por outros países. A Câmara Temática Turismo Sustentável & Infância, criada pelo MTur, e as campanhas de promoção dos Direitos da Criança.
A campanha nacional "Brasil: Quem Ama Protege", de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, será unificada em todos os países da América do Sul. Serão obedecidos os mesmos conceitos e utilizadas as mesmas peças publicitárias do modelo brasileiro.
Na campanha regional, a "carinha", logo-marca da campanha brasileira, será adotada por todos os países. Personagens sul-americanos serão retratados em frente a atrações turísticas de seus países e o slogan, mensagens e fundos musicais também serão os mesmos em todo o continente.
O Grupo de Ação da América do Sul para a Proteção de Crianças e Adolescentes da Exploração Sexual no Turismo foi fundado por sugestão do Ministério do Turismo do Brasil. Sua principal missão é apoiar os demais países da região a promover um modelo de turismo ético e responsável.
Ascom Mtur — 06-07-06