BNDES afirma estar aberto a investimentos na Varig

05/07/2006 00h00

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, através de sua assessoria de imprensa, que permanece aberto para financiar novos investimentos na Varig.

A assessoria explicou, contudo, que dada a exigüidade de tempo até a data prevista pela Justiça fluminense para realização de um segundo leilão judicial para alienação da Varig Operacional, no próximo dia 12, não será possível o banco financiar os possíveis investidores no pregão.

Não está descartada, porém, a possibilidade de o BNDES vir a financiar o vencedor do leilão em novos investimentos na companhia aérea após a realização da operação, desde que este cumpra as exigências bancárias e apresente as garantias necessárias à concessão do empréstimo, salientou a assessoria.

Até o momento, uma proposta foi apresentada ao juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, que preside o processo de recuperação judicial da Varig. Ela representa a ex-subsidiária da Varig, VarigLog, cujo atual controlador é a empresa Volo do Brasil, formada pelo fundo americano Matlin Patterson e por empresários brasileiros e de Macau.

A proposta da VarigLog será submetida à aprovação dos credores da Varig no dia 10 deste mês. Em caso de aprovação, a Justiça fluminense poderá confirmar o leilão para o dia 12. A proposta da VarigLog está aberta à consulta pelos credores no hangar da Varig até o dia 9.

Uma segunda proposta, já anunciada pela consultoria Cinzel Partners, dos Estados Unidos, com a participação de investidores brasileiros e norte-americanos, ainda não chegou à Justiça, de acordo com informação da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, mas poderá ser formulada durante o leilão.


Jornal de Turismo — 05-07-06