Salão do Turismo recebeu 109,4 mil visitantes
O 2º Salão do Turismo — Roteiros do Brasil, realizado de 2 a 6 de junho de 2006, em São Paulo, superou o número de visitantes da primeira edição do evento e, em 2006, recebeu 109,4 mil pessoas. Pesquisa realizada neste ano com o público revelou que o evento ainda é considerado a maior mostra das belezas naturais do Brasil, além de ser uma vitrine da cultura e da gastronomia nacional.
O estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), sob coordenação do MTur, mostrou que os paulistas foram os principais visitantes do evento: dos entrevistados, 83,3% eram de São Paulo. Minas Gerais aparece em segundo lugar de origem do público, com 3,7%. Em terceiro está o Rio de Janeiro, com 2,7%. A pesquisa foi aplicada durante o período de realização das duas edições do evento. O objetivo é aproximar os anseios dos visitantes às metas do Salão do Turismo. A maior parte das entrevistas foi realizada no domingo, dia 4, quando o Salão registrou maior volume de público.
De acordo com o relatório da pesquisa FGV, feita com 1.532 entrevistados, 72,7% dos visitantes afirmaram estar completamente satisfeitos com o evento. Da amostra, 93,2% disse que pretende voltar a uma próxima edição. Para os entrevistados (65,3%), o principal interesse no Salão é conhecer os roteiros turísticos e os atrativos oferecidos pelas Unidades da Federação e participar das atividades oferecidas durante o evento. Dos entrevistados, 34,7% foram ao Salão por motivos profissionais.
Para 22% dos entrevistados, a cultura é o principal atrativo dos roteiros apresentados pelas 27 Unidades da Federação, seguido das belezas naturais (16,5%), das praias (12,5%) e do ecoturismo (5,2%). Quando a pergunta referia-se aos novos roteiros, 66% declararam ter visto novidades nessa edição do Salão do Turismo. A pesquisa FGV é uma importante ferramenta para o planejamento da próxima edição do Salão do Turismo e também para o desenvolvimento de ações no Ministério do Turismo em relação ao atendimento ao turista brasileiro.
Perfil - Outros dados apresentados pela pesquisa da FGV merecem destaque. O público do Salão do Turismo é de maioria feminina (63,8% contra 36,2% do público masculino). Dos não-residentes em São Paulo, 43,2% não se hospedou na capital paulista; em contrapartida, 36,6% acomodaram-se em hotéis ou flats e apenas 11,8% na casa de familiares ou amigos. O meio de transporte mais utilizado pelos visitantes do Salão do Turismo foi o ônibus de excursão (44,8%) e, em segundo, o avião (26,1%).
Resultados - Foram seis dias de intensa programação, entre lançamentos de roteiros turísticos e exposições; manifestações culturais; apresentação e produção de artesanato; moda; gastronomia; intenções e negócios efetivados entre agências, operadoras e clientes; palestras, lançamentos de livros; troca de experiências; apresentações de projetos; vendas e reservas de pacotes; e assinaturas de protocolos.
Isso faz com que o Ministério do Turismo, que investe na promoção do turismo brasileiro, se orgulhe dos números do evento. A começar pelos 396 roteiros apresentados na Feira de Roteiros Turísticos, revelando o potencial turístico de 1.027 municípios e de 149 regiões brasileiras. Dos roteiros apresentados nessa edição do Salão do Turismo, 87 roteiros com 474 municípios estão sendo trabalhados pelo MTur para atingir a qualificação e atender à demanda internacional do Turismo.
Ascom MTur — 28-06-06