Aldo defende atuação integrada para estimular turismo
O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, afirmou que o turismo é um assunto de estado, que exige a ação integrada do poder público — não só do ministério responsável pelo setor. Ao participar da abertura do 8º Congresso Brasileiro da Atividade Turística (Cbratur), Aldo destacou que a valorização, a expansão e a consolidação do turismo dependem também da integração entre iniciativas públicas e privadas.
Aldo Rebelo ressaltou que a população já tem consciência da importância do turismo para a geração de emprego e renda. Segundo ele, a atividade também atua na integração dos povos e, no caso do Brasil, integra as distintas regiões. O presidente da Câmara disse ainda que o turismo é essencial à formação cultural e à educação da juventude.
Necessidades do setor
O presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA), entregou a Aldo Rebelo um documento com as necessidades e reivindicações do setor turístico. Entre as propostas e recomendações estão a criação do Banco Nacional de Desenvolvimento do Turismo, a revisão da legislação tributária e a criação do imposto único para o setor.
Asdrubal Bentes também defendeu a flexibilização da exigência de vistos para turistas de países como os Estados Unidos e o Japão. Ele disse que as regras atuais impedem que milhões de turistas estrangeiros venham ao Brasil.
O 8º Congresso Brasileiro da Atividade Turística prossegue no auditório Nereu Ramos.
Leia mais:
Começa seminário sobre propostas para o turismo
Candidatos à Presidência debatem propostas para o turismo
Reportagem - Luciana Mariz
Edição - Pierre Triboli
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara')
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br