MTur - No Ceará, cursos profissionalizantes terão disciplina de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes

22/04/2010 13h20

No Ceará, cursos profissionalizantes terão disciplina de prevenção

à exploração sexual de crianças e adolescentes

Iniciativa teve como modelo o programa Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo

 

Brasília (19/04/2010) – Em 2010, todos os cursos de profissionalização ligados ao turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Ceará terão uma disciplina comum: Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ao longo do ano, serão oferecidas 10 mil vagas em 14 cidades do Estado. O público-alvo são trabalhadores que atuam formal ou informalmente no setor.

 

Segundo o consultor técnico de Turismo do Senac-CE, Isaac Coimbra, o objetivo é incentivar as denúncias nos empreendimentos turísticos do Estado. “Se nós conscientizarmos o recepcionista do hotel, o taxista e o garçom do restaurante de que é importante denunciar, com certeza o quadro aqui no Ceará vai mudar”, explica.

 

A iniciativa teve como modelo o Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), criado pelo Ministério do Turismo (MTur), em 2005, que tem como foco a prevenção e o enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes, por meio da sensibilização da cadeia turística e de projetos de capacitação profissional.

 

INSCREVA-SE 

 

Do total de vagas oferecidas, 7.200 contam com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do MTur. Os cursos são voltados para profissionais dos meios de hospedagem, restaurantes, bares e similares, além de agências de viagens e atendimento ao turista. As inscrições já estão abertas.

 

O projeto abrange 15 áreas de formação: barman, mensageiro, maitre, garçom, cozinheiro, confeiteiro, camareira, gerente de governança, capitão porteiro, recepcionista, reparador polivalente, agente de viagens, guia de turismo, motorista de veículo de turismo e gerente de meios de hospedagem. A previsão é que os cursos tenham início em maio.

 

Veja alguns números do projeto e as cidades que serão beneficiadas:

 

  • 288 turmas
  • 48.720 horas de aula
  • 7.200 trabalhadores da cadeia produtiva do turismo

 

Municípios : Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Trairi, Itapipoca, Paraipaba, Paracuru, Camocim, Aquiraz, Caucaia, Amontada, Itarema, Cruz, Viçosa do Ceará, Jijoca de Jericoacoara.

 

Para fazer a sua inscrição, ou saber mais saber sobre os cursos, acesse:

www.senac.br

 Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo