Nesta quarta-feira (20), a Comissão de Turismo discutiu a relevância em se instituir o Dia Nacional do Romeiro, em 1º de novembro.

A data homenageia os participantes da romaria, atividade religiosa de peregrinação e manifestação cultural praticada por fiéis em devoção a santos católicos. A audiência foi requerida pelo deputado Pedro Augusto Bezerra (PTB/CE), que enfatizou a relevância turística e cultural de reconhecer a festividade: “As romarias são um fenômeno que acontecem em todo o Brasil”.
21/11/2019 16h01

Thaís Batista

Nesta quarta-feira (20), a Comissão de Turismo discutiu a relevância em se instituir o Dia Nacional do Romeiro, em 1º de novembro.

A Irmã Cláudia Chesini, representante da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), participou do debate e declarou que a organização acredita que as romarias auxiliam no desenvolvimento físico, emocional e cultural do ser humano. “Essa proposta e essa data são significativas para que possamos desenvolver a pessoa humana em todas as suas potencialidades”.
Para o Padre Mário Paim, da Arquidiocese de Brasília, a criação da data pode refletir na economia de todas as cidades que recebem a celebração. “O Dia do Romeiro vem para somar, o turismo religioso é uma realidade viva, concreta e necessária”.
José Arnon Bezerra, prefeito de Juazeiro do Norte (CE), um dos destinos que mais recebem peregrinos nas celebrações de romaria, comentou sobre a importância da prática para a cultura nordestina e para o comércio local: “Muitos romeiros aproveitam para fazer também transações comerciais. A romaria favorece a vida, desperta o talento e mostra a importância que nós temos”.
Segundo o Santuário Nacional de Aparecida, situado em São Paulo e maior igreja católica no Brasil, somente por lá passaram mais de 12 milhões de romeiros durante 2018.