MTur e Infraero unem esforços para melhorar atendimento a passageiros
Facilitar a vida dos passageiros nos aeroportos brasileiros. Esse foi o objetivo da reunião realizada nesta quarta-feira, no Ministério do Turismo, entre a ministra Marta Suplicy e o presidente da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), Sergio Gaudenzi. Eles discutiram ações voltadas para oferecer mais conforto aos usuários que necessitam de atendimento especial e para receber bem turistas e passageiros em geral.
Para a ministra do Turismo esta parceria é de "grande importância", sobretudo neste momento em que os aeroportos brasileiros vêm registrando aumento na movimentação de passageiros. "Com a aproximação das férias de verão o movimento tende a aumentar ainda mais e precisamos estar preparados para atender bem os turistas", disse a ministra, acrescentando que o objetivo desta parceria é garantir conforto e atendimento eficiente para os usuários.
Dentre as propostas discutidas na reunião, está a de criação de mais áreas especiais de apoio aos passageiros da terceira idade e aos portadores de deficiência física – como já acontece no aeroporto de Congonhas (SP) e Guarulhos (SP). Os espaços seriam cedidos pela Infraero e equipadas pelo Ministério do Turismo. A previsão é de que até março, mais sete aeroportos estejam prontos para o atendimento aos passageiros que necessitam de atendimento especial.
O Ministério do Turismo também quer apoio da Infraero para realizar ações durante o receptivo ao passageiro. Distribuição de folhetos, apresentação de filmes e outros entretenimentos estarão disponíveis nos principais aeroportos. Gaudenzi comentou o primeiro encontro oficial com a ministra: "Foi muito positivo, vamos fazer um trabalho entrosado nesta área, afinal, o aeroporto é a primeira impressão do turista".
Parceria de sucesso
A Infraero, que administra 67 aeroportos em todo o país, já conta com a parceria do Ministério do Turismo no Projeto "Welcome to Brazil". O programa conta atualmente com mais de cem estagiários de turismo que apóiam com informações os estrangeiros que chegam nos aeroportos de Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP). O próximo a receber o projeto é o aeroporto de Brasília (DF).
Fonte: Ascom Ministério do Turismo