MTUR e FGV vão pesquisar cidades candidatas a sedes da Copa

28/04/2008 12h30

Durante o Seminário Internacional: Perspectivas e Desafios para o Turismo – Copa 2014, realizado dia 25, no Rio de Janeiro, pelo Ministério do Turismo, a ministra Marta Suplicy assinou convênio com o diretor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Bianor Cavalcante, firmando parceria para a realização de estudo de diagnóstico em 18 cidades brasileiras candidatas a sede dos jogos da Copa de 2014.

“Há duas semanas estivemos aqui, no Rio de Janeiro, para a apresentação do estudo sobre 65 destinos indutores de desenvolvimento do turismo no País. Na prática, um mapeamento das condições de cidades brasileiras em 13 quesitos, avaliando desde infra-estrutura, acesso, monitoramento, entre outras variáveis. O objetivo desse trabalho é o desenvolvimento do turismo. Agora, com o convênio que acabamos de assinar, os pesquisadores da FGV vão direcionar o olhar para intervenções necessárias, levando em conta as exigências específicas do turismo para o evento mundial”, explica a ministra.

Serão pesquisadas as cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife-Olinda (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O convênio, no valor de R$ 865,8 mil (R$ 786,8 mil parte do Ministério e o restante da FGV), terá a duração de 12 meses e irá identificar, por exemplo, áreas prioritárias para receber investimentos públicos e privados e para melhorar a capacidade de acolher os turistas.

 

Fonte: Ministério do Turismo