Molling assume presidência da Comissão de Turismo
Molling afirmou que, além da análise de projetos de lei que tramitarem na Comissão, o colegiado também será um fórum de discussão de temas relevantes para o desenvolvimento do turismo no Brasil. "Pretendemos organizar seminários, discutir com o Poder Executivo acerca do orçamento destinado para investimentos, provocar debates e discussões que produzam ideias propositivas, que contribuam para aperfeiçoar os programas e ações já existentes", disse o parlamentar.
Segundo o novo presidente da CTUR, eventos como a Copa do Mundo deste ano e as Olimpíadas de 2016 transformam o Brasil num foco mundial, a oportunidade ideal para o aprimoramento do turismo no país. “Para isso, precisamos desempenhar um bom trabalho, tarefa esta que contará com a ajuda de diversos setores e principalmente com a receptividade de cada brasileiro”, destacou Molling.
Segundo dados da Embratur, 10 milhões de brasileiros trabalham com turismo no Brasil. Ano passado, o país recebeu 6 milhões de estrangeiros. Em 2014, o número deve aumentar para 7 milhões. Isso representa 6,7 bilhões de dólares para o Brasil. "Temos um país muito extenso e com atrações turísticas variadas. Mas em comparação com o interesse gerado por outros destinos mundo afora, ainda temos muito a crescer. Enquanto o Brasil, com 201 milhões de habitantes recebe 6 milhões de turistas, a França, tem população de 65,4 milhões e recebe 83 milhões de visitantes por ano", comparou.
Por fim, o deputado gaúcho também reforçou a importância da valorização do turismo regional. "O turismo no interior do Brasil, fora dos destinos tradicionais, ainda tem muito a ser explorado. Mas para isso é preciso que haja investimento e divulgação", argumenta Molling.
Biografia
Renato Molling está no segundo mandato de deputado federal. Já foi prefeito de Sapiranga/RS por oito anos. No Congresso tem como principal bandeira a defesa do desenvolvimento da indústria brasileira e da geração de emprego e renda. Desde 2007 atua como titular na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e preside a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista e Moveleiro. É vice-líder do Partido Progressista na Câmara, presidente do Grupo de Amizade Brasil-Alemanha e vice-presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul.