Ministros e secretários discutem a revitalização do Complexo Turístico e Ambiental do Corcovado

07/04/2009 05h15

Entre as principais ações do projeto está a transformação do Hotel Paineiras, fechado há 25 anos, em um centro turístico
Rio de Janeiro (7/04) – Localizado na Estrada das Paineiras, próximo do acesso ao Corcovado, o Hotel das Paineiras pode ser tornar um grande centro turístico do Rio de Janeiro, com restaurante panorâmico, lojas, um centro de convenções e hospedagem. Essa foi uma das propostas de um grande projeto de revitalização do Complexo Turístico e Ambiental do Corcovado, discutidas nessa segunda-feira (6/04) entre os ministros do Turismo, Luiz Barretto, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, com os secretários estaduais e municipais do Rio de Janeiro.
Além da revitalização do hotel, fechado há 25 anos, o projeto se estenderá ao entorno e todo o complexo, onde ficam outros marcos famosos da cidade como o Corcovado, a Pedra da Gávea e o Pico da Tijuca.
No dia 11 de maio, o grupo de trabalho apresentará ao governo federal uma proposta com as sugestões feitas durante a reunião. A idéia é buscar investimentos para ações de segurança, iluminação, infra-estrutura, além da criação de uma linha de bonde integrando a região ao tradicional bondinho de Santa Teresa.
De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, será lançado este mês um edital para a realização de um concurso. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), ele escolherá o melhor projeto de revitalização do complexo. Minc afirmou que o Ministério do Meio Ambiente empregará recursos federais em sinalização turística e recuperação do restaurante da estação Silvestre.
“A importância do hotel, fundado em 1884 por Don Pedro II, não pode ser esquecida. E revitalizar o entorno do Corcovado, um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, é de extrema importância e necessidade”, afirmou o ministro Luiz Barretto, acrescentando que o Parque Nacional da Tijuca é o ponto turístico de maior visitação do país, com 1,27 milhão de visitantes no ano passado.
Segundo Barretto, estuda-se ainda a criação de cursos de capacitação profissional. “Além da preocupação turística, ambiental, de segurança, nós queremos que ação incorpore também toda a comunidade do entorno, possibilitando que esse grande complexo turístico gere emprego e renda na região.”
O encontro aconteceu no próprio Hotel Paineiras.

Fonte: Ministério de Turismo